Você está em » Institucional » História

História

A primeira Legislatura foi empossada no dia 14 de dezembro de 1955, tendo sido eleito como Presidente o vereador Olival Pinto Chichorro; 1º Secretário – Zacharias Camargo; 2º Secretário – Olimpio Albrecht Augustin. A primeira Sessão Ordinária da Câmara foi realizada no dia 17 de janeiro de 1956, tendo sido apreciados os projetos do Regimento Interno da Câmara o Código de Posturas, Código de Obras, Fixação dos subsídios do Prefeito Municipal, Criação do Quadro de Funcionários do município e a Regularização dos gados soltos no município. O primeiro Projeto de Lei apresentado por vereador foi de autoria de Odlavir Ariovaldo Machado, que propôs uma Emenda ao Código de Posturas do município, tendo sido aprovado.

A primeira Sessão Extraordinária da Câmara foi realizada em 19 de março de 1956, convocada pelo Prefeito Municipal, Sr. Mario Ceni, que solicitava autorização para retirar a cota de instalação deste município, verba esta repassada pelo estado. No dia 19 de março de 1956, a Câmara Municipal recebeu o primeiro abaixo-assinado realizado por moradores da localidade de Santa Terezinha, solicitando a intervenção do Legislativo para pertencerem ao município de Chopinzinho. No dia 9 de agosto de 1956 foi eleito sub-Prefeito do Distrito de São João, Sr. Carlos Osvaldo Hartmann. Nessa votação o Presidente da Câmara usou do voto minerva para o desempate da votação, que avia dado 4 a 4. Nesse dia, 9 de agosto de 1956, o Presidente da Câmara propôs uma verba de subsídio dos vereadores, os quais receberiam 350 cruzeiros por Sessão participada, sendo que essa proposição somente foi aprovada no dia 10 de dezembro de 1956. No dia 29 de outubro de 1956, o Sr. Prefeito encaminhou para a Câmara os balancetes do movimento financeiro da Prefeitura referente aos meses de janeiro a setembro, e também a Proposta Orçamentária para o ano de 1957. Somente em 21 de novembro de 1956 que se constatou o primeiro requerimento apresentado pelos vereadores Antônio José Fogaça e Francisco José Zuconelli, o qual solicitava o aumento da cobrança de imposto para vendedores mascates e ambulantes. O referido imposto tratava da cobrança de 5 mil cruzeiros por dia para os vendedores sem automóvel e 10 mil cruzeiros por dia para os vendedores com automóvel. Nessa época era realizada apenas uma Sessão Ordinária por mês e era feita a chamada para verificar a presença dos Vereadores.

Fonte: Livro da História de Chopinzinho. Rose Helena Kurpel e Carlos Nei Ceni.

Última atualização: 26/04/2019 8h25min

Segundas, Quartas, Quintas e Sextas: 08h00 às 11h30 e 13h30 às 17h30