2020 / 06

Indicação nº 034-Osmar Checchi -O vereador Osmar Checchi, abaixo assinado, solicita a Mesa Diretora que, após ouvido o Plenário, envie ofício ao Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 e ao Chefe do Poder Executivo Municipal, sugerindo que sejam realizados entendimentos com os Bancos e as Cooperativas de Crédito de nossa cidade, para ver da viabilidade de substituição das atuais portas de acesso externo por portas automatizadas por sensor de presença em suas agências, com o objetivo de se criar mais um instrumento de combate à proliferação do coronavirus, estabelecendo-se um protocolo após os entendimentos, se positivos.

           Sugiro também ao Executivo Municipal, respeitado o seu interesse, que proponha Projeto de Lei para inclusão desta exigência na legislação municipal pertinente.

            

Justificativa: Os atuais índices de contaminação do COVID-19 nas cidades interioranas vêm trazendo pânico à população e muita preocupação às nossas autoridades. Todos estão sendo conclamados a seguir as recomendações sanitárias para evitar o crescimento desta temível pandemia. Os bancos são locais de intenso acesso de pessoas e estão entre os pontos de maior perigo de contágio.

            A instalação de portas externas com sensor de presença evita o contato das pessoas com maçanetas, puxadores e fechaduras, que são equipamentos metálicos com os mais altos índices de contaminação e duração do vírus em sua superfície. Esta medida teria sua eficácia para os clientes que acessam os caixas eletrônicos nos horários fora do expediente regular.

            Saliento que os Bancos e instituições de crédito são as empresas mais lucrativas do nosso sistema econômico e não teriam portanto nenhuma dificuldade financeira para a efetivação desta melhoria, que continuaria tendo utilidade após a cessação da pandemia ao tempo em que proporcionaria mais modernidade a estas instituições. Todos sabemos, segundo recente divulgação pela imprensa nacional, que os 5 maiores bancos brasileiros têm em mãos recursos equivalentes à toda a economia brasileira. Ao fim de março passado, o volume de ativos totais destas instituições atingiu R$ 7,36 trilhões, superando o PIB brasileiro, que foi de R$ 7,30 trilhões, em 2019, de acordo com dados publicados pelo IBGE.

 

Sala das Sessões, 25 de junho de 2020.

                                                                                                                     

                                                                                                          Osmar Checchi 

Participe  da Câmara
Sessões Ordinárias todas as Terças-feiras às 18h
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta das 08h às 12h e 13h às 17h
Telefone
(46) 3242-1686 / (46) 3242-1407
Redes Sociais