Medidas preventivas a saúde dos chopinzinhenses foram propostas pelos vereadores

15 de abril de 2010
A preocupao com os riscos que a nova gripe pode trazer aos alunos das escolas municipais e estaduais, o Vereador Jurandir Martinelli fez uma indicao na sesso ordinria da ultima tera-feira, 13, solicitando a vacinao de alunos e dos professores e servidores em geral. De acordo com o Vereador esta e uma faixa etria de risco que deve receber ateno especial, utilizando a preveno inclusive como meio de evitar que a pandemia paralise as aulas e atrase com o calendrio escolar dos alunos.
Esta indicao levou os Vereadores a discutir sobre as medidas adotadas pelo Ministrio da Sade no desenvolvimento da campanha de preveno a doena adotada em 2010. Os mesmos, em sua maioria concordam que os rgos pblicos devem estar alerta, e todas as medidas cabveis e possveis devem ser executadas para a preveno da doena que ocasionou muitas mortes no ano passado.
Outra questo abordada durante a sesso, foi apontada pelo Vereador Vanderlei Verdi, que fez uma indicao solicitando ao poder executivo que estude a possibilidade do municpio estabelecer um convnio com a Clnica de Marechal Cndido Rondon para internao e tratamento de pessoas com problemas psiquitricos. De acordo com o Vereador chegou ao seu conhecimento o fato de um portador de necessidades especiais ter utilizado um convenio similar no municpio de So Joo para que seu filho recebesse esse tipo de atendimento.
Na ocasio, a Vereadora Neide Pasquali reconheceu como valida a possibilidade de firmamento deste tipo de convenio, e fez questo de lembrar, que Chopinzinho possui uma unidade de tratamento direcionada especialmente ao atendimento de pessoas com transtornos psicossocias. O CAPS (Centro de Ateno Psicossocial) atende diariamente um grande fluxo de pessoas. A carga horria de atendimento chega muitas vezes a 7 horas dirias de atendimento, incluindo o tratamento com medicamentos.