Vereadora Neide Pasquali faz argumentação sobre o atendimento na área de saúde mental

27 de abril de 2010
Na sesso ordinria da tera-feira, 13, os vereadores discutiram a questo do atendimento de sade voltado a pessoas com transtornos psicolgicos. Na ocasio a Vereadora Neide Pasquali argumentou sobre o servio de sade mental e fez apontamentos que correlacionam o caso em questo com o atendimento prestado aos chopinzinhenses pelo CAPS.

Consta na indicao feita pelo Vereador Vanderlei Verdi, uma solicitao ao poder Executivo que estude a possibilidade do municpio estabelecer um convnio com a Clnica de Marechal Cndido Rondon para internao e tratamento de pessoas com problemas psiquitricos. De acordo com o Vereador chegou ao seu conhecimento o fato de um portador de necessidades especiais ter utilizado um convenio similar no municpio de So Joo para que seu filho recebesse esse tipo de atendimento.

Sobre este assunto a Vereadora Neide Pasquali fez uma avaliao da situao atual do atendimento sade mental oferecido a populao chopinzinhense. Chopinzinho oferece atualmente atendimento atravs do Centro de Ateno Psicossocial (CAPS), porm no caso apresentado pelo Vereador Verdi, o CAPS no seria o tipo de atendimento adequado para este paciente, que necessita de ateno integral. Neide Pasquali explicou que o CAPS atende a diversas patologias dentro da rea de sade mental durante um perodo de 8hs dirias, no tendo atendimento no perodo noturno e tambm, aos finais de semana e feriados. Esclareceu ainda, que o servio necessitado pelo referido paciente de Alta Complexidade, sendo de responsabilidade do governo do Estado, que seria possivelmente Atendimento de NAPS (Ncleo de Ateno Psicossocial), que atende 24 hs e finais de semana , ou Comunidade Teraputica.

Vanessa Brugnera
Assessora de Imprensa