APSaúde anuncia: “vamos iniciar a contagem dos trinta dias de aviso prévio para os funcionários da UTI”

11 de março de 2011
Aps um ms de comunicar a dificuldade de manter o atendimento e apontar a possibilidade de fechamento da UTI de Chopinzinho, o Dr. Joo Carlos Guarienti anunciou que a APSade iniciar o processo de contagem dos trinta dias de aviso prvio para os funcionrios. O comunicado foi feito nesta quarta-feira, 09, durante a realizao da 4 Sesso Ordinria da Cmara Municipal de Vereadores de Chopinzinho.

Recentemente a entidade emitiu um comunicado trazendo a pblico a situao de endividamento e a necessidade de fechamento da UTI caso medidas no sejam tomadas para auxiliar a entidade na manuteno dos gastos com o atendimento.

H cerca de um ms a APSade esteve reunida com a Secretaria Estadual 7 RS aonde apresentou a situao real da entidade e voltou a solicitar o encaminhamento do pedido de credenciamento junto ao Ministrio de Sade. Se o pedido no for atendido em sbito a entidade far o descredenciamento da UTI de Chopinzinho acabando com o atendimento prestado populao de forma gratuita, visto que todo o processo tem sido feito atravs do Sistema nico de Sade (SUS).
Estamos lutando com todas as foras, mas temos que ser realistas. Eu no acredito mais na manuteno da UTI, lamentou.

Endividamento e dificuldade de manuteno

A APSade possui atualmente uma dvida que ultrapassa o valor de 2 milhes. Por este motivo o hospital solicitou o descredenciamento da UTI. A entidade realizou em junho do ano passado uma anlise atravs da empresa Crescer do SEBRAE que emitiu um relatrio afirmando que a receita apresentada menor do que as despesas. A situao muito grave e sem indicao de reverso, consta.

O Dr. Joo Carlos afirma que a instituio uma associao sem fins econmicos e faz parte inclusive da FEMIPA, a Federao das Santas Casas de Misericrdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paran. A dificuldade de manuteno dos servios uma realidade encontrada em todo o pas. Mas relevante lembrar que as entidades filantrpicas so fundamentais para o funcionamento do SUS, porm as entidades no so remuneradas adequadamente para isso. Como conseqncia das dificuldades financeiras, temos um cenrio de crise permanente e de endividamento crescente, que culminam na reduo de leitos, fechamento de hospitais, urgncias e emergncias lotadas, entre outras situaes que prejudicam a oferta de atendimento de qualidade para a populao, explicou.

Como um exemplo da situao de despesas com a manuteno do servio e de repasses feitos aos hospitais, o mdico mencionou que segundo o relatrio do ano passado, o hospital teve uma mdia mensal de prejuzo de R$ 77.281,00. A UTI uma unidade de alta complexidade prestadora de servio, que fez com que o hospital aumentasse seu quadro funcional em vrias reas. Somente para ter uma base da situao real de gastos e valores repassados, para manter toda noite mdicos de planto gasto em mdia R$ 40.000,00, e o valor repassado para a manuteno com este gasto de R$ 14.000,00. Estes so os valores estipulados pelo Ministrio da Sade, mas infelizmente os profissionais no aceitam fazer o trabalho por este valor, observou.

Ns sabamos pela situao que operam outras UTIs que o lucro inexistente, mas tudo bem, porque no esse o nosso objetivo. Nossa entidade sem fins lucrativos e o que realmente queremos fazer oferecer um servio de qualidade ao alcance da populao. Essa sempre foi nossa real inteno. Porm o auxlio na manuteno do atendimento primordial para a sobrevivncia da UTI, concluiu Joo Carlos Guarienti.

Alm da presena dos Vereadores Chopinzinhenses que levantaram questionamentos e afirmaram seu apoio manuteno do atendimento da UTI em Chopinzinho, esteve presente reunio a Secretria Municipal de Sade, Ivete Maria Lorenzi.

Assessora de Imprensa
Cmara Municipal de Chopinzinho