Vereadores se manifestam a favor da manutenção dos serviços da UTI de Chopinzinho

12 de março de 2011
Atendendo a um pedido da Cmara Municipal, o Dr. Joo Carlos Guarienti, esteve presente durante a realizao da 4 Sesso Ordinria, para tratar da questo que envolve a situao de endividamento da APSade e o anncio do possvel fechamento da UTI.
Na ocasio, os Vereadores promoveram questionamentos sobre a situao atual do hospital e tambm do processo de encaminhamento do credenciamento da UTI chopinzinhense junto ao Ministrio da Sade.
Confira a seguir parte do debate ocorrido na noite de quarta-feira, 9.

P:. Vereadora Neide Pasquali: Os valores para a manuteno da UTI, que sabemos so insuficientes, so oriundos do Estado ou do Governo Federal? Teramos ainda a possibilidade de obter valores diferenciados, ou uma mesma tabela estabelecida a todas as UTIs em funcionamento?

R:. Dr. Joo Carlos Guarienti: O repasse feito pelo Governo do Estado, pelo menos at que ocorra o credenciamento junto ao Ministrio da Sade. Os valores repassados so correspondentes aos adotados pela esfera Federal. No existe diferenciao neste caso. Em nenhum momento ns solicitamos que os valores fossem revistos atendendo nosso caso em especfico.

P:. Vereadora Neide Pasquali: Ento se a APSade conseguisse vender outros servios de responsabilidade do Estado e da Unio haveria a possibilidade do equilbrio oramentrio?

R:. Dr. Joo Carlos Guarienti: Sim, com certeza. Ns estamos numa situao em que o hospital no se caracteriza como grande mas tambm no pequeno. Neste caso, ns temos que fazer alta qualidade de atendimento com pouco recurso. E se for trabalhar com os valores cotados, teramos que cortar profissionais em reas como limpeza, enfermagem, cortar produtos, enfim acabaramos tendo uma casa no de sade mas de doena. No possvel cortar material humano. Neste caso ento o melhor fechar. No pretendemos mexer na estrutura de manuteno do hospital. No cogitamos nenhuma medida que resulte na queda da qualidade dos servios oferecidos a populao.

P:. Vereador Wisland Schneider: Pude acompanhar a sua luta junto ao Ministrio da Sade no ano passado e seu o esforo para conseguir o credenciamento, mas dada a situao atual apresentada pela APSade, eu gostaria de saber se existe a possibilidade de que sejam cortados todos os demais servios do Sistema nico de Sade em Chopinzinho, visto que a divida existente j se torna preocupante para a entidade?

R:. Dr. Joo Carlos Guarienti: Esta possibilidade chegou a ser cogitada pelo corpo clinico do hospital, mas ns estamos lutando muito para que isto no acontea. Estamos tentando manter a UTI em funcionamento, mas caso isso no seja mais possvel, eu acredito que o fechamento vai dar uma equilibrada na situao financeira. Mas eu friso novamente, o objetivo no fechar. No temos a pretenso de ganhar dinheiro. Nossa vontade de fazer sade com um atendimento de total qualidade.

P:. Vereador Jurandir Martinelli: O que de efetivo poderia ser feito para que Chopinzinho no perca a possibilidade de oferecer o atendimento da UTI? E com relao a questo do equilbrio entre o atendimento atravs do SUS, plano de sade e particular. Teramos medidas alternativas para aumentar o movimento do hospital e contrabalancear os custos da UTI?

R:. Dr. Joo Carlos Guarienti: Como j mencionado o pagamento feito pelo Estado. Ento o credenciamento no vai mudar os valores repassados por atendimento. O que muda efetivamente o aumento da taxa de ocupao. No ano passado registramos uma mdia de 70% e uma UTI com a qualidade da que temos em Chopinzinho poderia atuar de forma integral. Mas na situao atual o processo de encaminhamento de pacientes um pouco diferenciado. Tudo passa por uma central de regulao e liberado por um mdico auditor. Na central de leitos existe a preferncia do encaminhamento para os hospitais credenciados junto ao Ministrio. Neste caso os pacientes em situao menos agravante acabam no passando por nossa UTI, apenas os casos de maior complexidade so encaminhados a ns. Com relao a medidas a serem adotadas alm ao fator do credenciamento, poderamos aumentar nosso trabalho em vrios setores de atuao.

Assessora de Imprensa
Cmara Municipal de Chopinzinho