Rogério Masetto fala sobre projeto piloto de reforma e construção de habitações rurais desenvolvido em Chopinzinho

14 de abril de 2011
O vereador Rogrio Masetto colocou em discusso um importante projeto desenvolvido em Chopinzinho, que beneficia os moradores rurais atravs da reforma e construo de moradias.

Na ocasio, o Vereador parabenizou ao Presidente e Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais por ter sido escolhido para implantao do Projeto Piloto no Estado do Paran, que trata da reforma e construo de casas na zona rural. At o momento o Projeto Caprichando a Morada, que assessora, planeja, constri e reforma habitaes, j entregou 21 casas para nossos agricultores, disse.

Rogrio Masetto mencionou ainda, a realizao de um evento que fez referncia as 238 casas j construdas, reformadas e entregues. O evento foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Chopinzinho, Fetraf/Sul e Cooperhaf.

Em 1993 quando iniciamos o nosso trabalho na Secretaria de Agricultura, o quadro mais freqente era o de pessoas abandonando suas propriedades rurais, principalmente pela dificuldade de manuteno de suas atividades, ou ainda a falta de instalaes necessrias para uma vida com bem-estar assegurado. Eu acredito que neste ano, mais de 30% das famlias rurais no possuam banheiro dentro de suas casas. Embora houvesse iniciativas pblicas para oferecer condies dignas de sobrevivncia aos moradores do meio urbano, atravs do desenvolvimento de projetos habitacionais, no havia polticas pblicas que contemplassem os moradores do meio rural, e boa parte do xodo rural se deu atravs desse fator, explicou Masetto.

O Vereador Rogrio continuou seu relato, lembrando que no ano de 1997 foi criado o Fundo Municipal de Habitao que financiou mais de 200 reformas de casas, e providenciou a construo de banheiros nas casas dos moradores rurais. A partir daquele momento, muitas melhorias foram evidenciadas, principalmente depois que um projeto do Governo Federal foi iniciado, e que inclusive, foi desenvolvido em nosso municpio pelo Sindicato. Somando as iniciativas, da esfera federal e municipal, temos hoje mais de 350 casas reformadas no meio rural, comentou.

Esteve presente a 9 Sesso Ordinria da Cmara Municipal de Chopinzinho, realizada na tera-feira, 12, a equipe do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, incluindo o Presidente Amarildo Secco.

Vanessa Brugnera
Assessoria de Comunicao