Vereadores propõem o Dia do Pedestre e ainda discutem a implantação de faixa elevada na Avenida XV

27 de abril de 2011
Continuam as discusses sobre o trnsito chopinzinhense. Nesta semana os Vereadores Andr Ghidin e Rogrio Masetto propuseram atravs da elaborao do Projeto de Lei n 047/2001 a realizao do Dia do Pedestre. A data escolhida foi o dia 20 de setembro. A escolha desta data foi condicionada comemorao da semana nacional do trnsito que acontece entre os dias 18 e 20, aonde toda a mdia e poder pblico mobilizam discusses e aes voltadas ao tema.

Para o Vereador Andr Ghidin esta iniciativa vai possibilitar que todo o municpio reflita e discuta sobre a organizao do trnsito. Temos visto que a Administrao tem realizado muitas aes, principalmente em infra-estrutura, com o intuito de promover melhorias no trnsito chopinzinhense. Ento, estamos aproveitando este momento para propor um Projeto capaz de fazer com que todos reflitam sobre os problemas do trnsito, principalmente em relao aos pedestres, garantiu.

Outra idia reforada pelo Vereador a necessidade de trabalhar o assunto nas escolas municipais em forma de oficinas, e tambm de promover campanhas de conscientizao voltadas aos condutores de veculos, abordando inclusive temas como direitos e deveres no trnsito. O trabalho que estamos propondo, seja atravs de aes junto s crianas e adolescentes, ou ainda junto aos condutores de uma forma geral, tem o objetivo em comum de garantir mais segurana a todos os chopinzinhenses. Somente a conscientizao e a mudana de hbitos podero garantir bons resultados, garantiu Andr Ghidin.

Na ocasio, o Vereador Rogrio Masetto lembrou que o processo de conscientizao deve acontecer de ambos os lados, e reafirmou a idia de educao no trnsito atravs das escolas como forma mais eficiente de conscientizao da populao. Muitos condutores assumem uma postura errada com relao aos seus direitos, e arrisco dizer que alguns chegam a usar o veculo como uma arma, causando danos aos outros e tambm a si mesmo. Este o principal foco da mudana de comportamento, mas devemos observar ainda, que o pedestre deve ter em mente seus deveres dentro deste processo porque comum observarmos pessoas atravessando a rua fora da faixa, comentou.

Faixa elevada

Tambm foi discutida, durante a realizao da 11 Sesso Ordinria da Cmara Municipal de Chopinzinho, a implantao de faixas de pedestres elevadas na Avenida XV de Novembro. A proposta partiu do Vereador Jurandir Martinelli que relembrou a necessidade de dar condies de acessibilidade a todos os muncipes. Esta uma ao que no requer grandes investimentos e possibilita, alm de acessibilidade, mais segurana para a populao visto que reduz consideravelmente a velocidade dos veculos, argumentou.

Assessora de Comunicao