Campanha Outubro Rosa convida as mulheres a lutar contra o câncer feminino através da prevenção

30 de setembro de 2011
Em uma reunio ocorrida na noite de quinta-feira, na Cmara Municipal de Chopinzinho, as integrantes da Secretaria da Mulher e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, definiram a realizao de uma importante campanha de conscientizao feminina. A iniciativa, intitulada Outubro Rosa, voltada preveno e divulgao dos perigos do cncer de mama e de colo.

Segundo a Secretria da Mulher, Neide Pasquali, esta iniciativa movimento popular internacionalmente conhecido e o nome Outubro Rosa remete cor do lao que simboliza, mundialmente, a luta contra o cncer de mama. tradicional neste contexto a ao de iluminar de rosa monumentos que simbolizam a cidade ou ainda prdios pblicos, para chamar a ateno da populao campanha. Em Chopinzinho o prdio escolhido para receber a iluminao cor de rosa o da Biblioteca e Museu Municipal, contou.

Todas as aes realizadas no ms de outubro sero direcionadas conscientizao da preveno e divulgao da importncia do diagnstico precoce para o tratamento e cura do cncer. Com relao ao objetivo da campanha, Neide Pasquali disse que o mais importante conscientizar as mulheres de que realizar os exames periodicamente uma medida de amor prprio, e que os cuidados pessoais devem ser feitos o ano todo, e no apenas no ms de outubro.

Durante a reunio tambm foram discutidas a elaborao do Estatuto que vai reger as atividades do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, e a participao das chopinzinhenses na Conferncia Regional dos Direitos da Mulher, que ser realizado nesta quarta-feira, 5 , em Francisco Beltro.

Outubro Rosa

O incio das atividades acontece nesta segunda-feira, 3, atravs da realizao de uma caminhada pela Avenida XV de Novembro. O ponto de partida ser a Praa da Matriz com incio s 16h30min. A caminhada dever seguir at o Centro Esportivo Municipal, onde as participantes estaro reunidas para a prtica de exerccios fsicos.

Consta na agenda do evento a realizao de exames da mama e colo com atendimento especial nas Unidades de Sade, que ficaro disponveis do dia 3 ao dia 28.
No dia 4, as pastorais religiosas, realizaro cultos abordando a temtica de preveno do cncer de mama e de colo.

J a Rede Parceira estar distribuindo panfletos e o lao de fita smbolo da campanha em visitas domiciliares que devero acontecer entre os dias 5 20.

Consta ainda na programao do Outubro Rosa, a realizao de palestras com profissionais da rea da sade. As palestras sero ministradas entre os dias 10 e 21, no Anfiteatro Municipal, Bairro Cristo Rei, Bairro Nossa Senhora Aparecida, Ncleos Santa Ins, Bugre, So Francisco, Linha Aparecida e So Luiz.

Como fechamento a Campanha vai realizar no dia 29 o Ch Outubro Rosa, que ir anunciar a implantao do Grupo GAMA de Chopinzinho.

Assessora de Imprensa