INCRA acena de forma positiva à regularização das propriedades de Nova Conquista

15 de março de 2013
Na tarde de quinta-feira, 15, na comunidade de Santa Ins em Chopinzinho o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) deu sequncia a programao do I Encontro Estadual das Populaes Atingidas Por Barragens do Estado do Paran marcado pela presena do Superintendente do INCRA, Nilton Bezerra Guedes.

Este encontro foi muito aguardado por muitos moradores rurais que ansiavam apresentar seus problemas e reivindicaes. Presente na ocasio, o Presidente da Cmara de Vereadores e Sindicalista, Amarildo Secco, lembrou que este um momento histrico, que possibilita populao um acesso direto a representantes estaduais de entidades importantes, como o INCRA e a CONAB.

Participaram desta tarde de discusses membros coordenadores do MAB, o Superintendente do INCRA, Nilton Bezerra Guedes; o representante da CONAB, Valmor Luiz Bordin; o Presidente da Cmara de Vereadores de Chopinzinho, Amarildo Secco e a Secretria Municipal de Agricultura de Chopinzinho, Luci Baraldi.

Chopinzinho

O vereador lembrou ainda, que Chopinzinho possui situaes que demandam de uma ateno urgente do INCRA, principalmente na resoluo de problemas voltados a falta de documentao Temos esta situao especfica na comunidade de Nova Conquista. Sem o ttulo de propriedade, que foi recolhido recentemente durante a realizao de um levantamento e posterior recadastramento, estes proprietrios no conseguem retirar o bloco de produtor rural, o que impossibilita que realizem suas atividades e comercializem seus produtos de forma regular. A falta de documentao tambm impede a insero em programas pblicos de incentivo famlia rural, entre outras coisas, observou.

Alm do problema apresentado na comunidade de Nova Conquista, o municpio de Chopinzinho possui um percentual de famlias que foram atingidas pelas barragens e que acabaram sendo prejudicadas por acordos mal feitos, que resultaram em indenizaes insatisfatrias.

Relatrio

Para Amarildo Secco, o superintendente do INCRA demonstrou sensibilidade aos problemas apresentados e tambm grande disposio em atender a todos. A partir da apresentao deste relatrio de reivindicaes dos moradores, o INCRA vai analisar o caso e nos prximos dias estaremos viabilizando um novo encontro para tratar do assunto, comemorou.

Um relatrio foi entregue ao Superintendente do INCRA, Nilton Bezerra Guedes, que prometeu estudar os casos em questo. A sinalizao do INCRA de atuar na regularizao das propriedades, desde que as famlias estejam produzindo na terra, possuam a atividade rural como base de sua subsistncia e que residam no local h mais de um ano.

Assessoria de Comunicao