Vereadores voltam a discutir sobre a falta de acessibilidade na Câmara Municipal

20 de março de 2013
Os vereadores chopinzinhenses promoveram novamente discusses sobre a falta de acessibilidade das instalaes fsicas da Cmara Municipal de Chopinzinho. Desta vez a discusso foi promovida pelo Vereador Jacir Salmoria que apresentou uma Indicao sugerindo ao Poder Executivo que estude a possibilidade de fazer a mudana de prdio, aplicando os recursos que seriam utilizados na adaptao do espao para a construo de uma nova obra que atenda a todos os requisitos necessrios para garantir a acessibilidade.

Como base de sua argumentao, o autor da Indicao, mencionou a tragdia ocorrida recentemente no municpio de Santa Maria. O espao fsico para estar adequado necessita de uma sada de emergncia, que vai garantir a segurana da populao caso ocorra alguma situao urgente e perigosa, lembrou. Como sugesto, Salmoria props que o municpio estabelea um contato com o Banco do Brasil na tentativa de negociar a venda do espao fsico. H muito tempo Chopinzinho vem negligenciando a questo da acessibilidade que prevista em Lei. Agora tendo um vereador cadeirante temos a obrigao de unir foras e providenciar a adaptao das instalaes da Cmara Municipal, afirmou.

Em face discusso, o vereador Valmor Teles Mendes, lembrou que o Poder Executivo j possui um projeto em andamento. Nosso Prefeito Leomar Bolzani sensvel a esta questo, e por este motivo um projeto para a construo de um elevador e demais adaptaes do espao fsico, j est sendo executado, garantiu.

Complementando, o Vereador Alceu Ferreira disse que a Administrao j se prepara para iniciar o processo de licitao que vai contratar uma construtora para desenvolver as obras de adaptao do prdio.

Depois das argumentaes e mediante a informao de haver um projeto em andamento, o Vereador Jacir Salmoria optou por retirar a Indicao, com a condio que o Secretrio de Planejamento comparea Cmara Municipal para fornecer maiores informaes sobre a execuo do projeto de acessibilidade.

A Indicao n 009 foi discutida na noite de tera-feira, 19, durante a 5 Sesso Ordinria.

Assessoria de Comunicao