Chopinzinho participou das discussões sobre problemas de logística no Paraná

26 de abril de 2013
Chopinzinhenses participaram do encontro que debateu problemas na infraestrutura logstica do Paran. Este fator tem dificultado o escoamento da produo agrcola e causado prejuzo para os produtores de toda a regio sudoeste.

Participaram do encontro o vereador Valmor Teles Mendes, o vice-prefeito, Rogrio Masetto e o presidente do Sindicato Rural Patronal, Tadeu Accorsi e Juarez Tomazi. A reunio aconteceu na sexta-feira, 19, no auditrio da Faculdade Fadep, no municpio de Pato Branco.

Segundo o vereador, um dos pontos mais mencionados no debate foi a defasagem da infraestrutura porturia. Nos ltimos anos o sudoeste paranaense tem aumentado consideravelmente sua produo de gros, isto acontece porque os produtores se atualizaram e investiram em melhorias. O problema que podemos constatar que a estrutura dos portos no mais capaz de atender a este crescimento na demanda, sem oferecer prejuzo aos nossos agricultores, explicou.

Valmor afirmou ainda a estimativa apresentada durante a reunio de que o agricultor tenha uma perda de aproximadamente R$ 5,00 por saca, devido ao congestionamento enfrentado nos portos. Diante do debate tivemos a satisfao de ouvir do Superintendente do Porto de Paranagu que investimentos j esto sendo feitos para modernizar os maquinrios e conseguir com isso agilizar o processo de escoamento dos produtos, afirmou.

Neste encontro tambm foram discutidos a necessidade de investimentos na malha viria, a construo de ferrovias, o aumento no preo dos combustveis e a legislao trabalhista dos motoristas.

O encontro contou com a participao de diversas autoridades estaduais, federais, municipais, representantes de entidades, empresrios e produtores de diversos municpios paranaenses. Entre elas, o presidente da Assimepar, Oradi Caldato; o presidente da Federao de Agricultura do Estado do Paran (Faep), gide Meneguetti; o secretrio estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; o superintendente do Porto de Paranagu, Luiz Henrique Dividino; o presidente da Assemblia Legislativa do Paran, Valdir Rossoni; e o presidente da Sindimetal Sudoeste, Evandro Neri.

LEGENDA - Chopinzinhenses acompanhados dos representantes do Porto de Paranagu Luiz Henrique Dividino e Loureno Fregonese

Assessoria de Comunicao