Ciruspar presta esclarecimentos sobre o atendimento do Samu 192

16 de maio de 2013
A convite da Cmara Municipal de Chopinzinho, a coordenadora regional do Ciruspar, Kely Cristina Custdio, esteve participando da 13 Sesso Ordinria para prestar esclarecimentos sobre o atendimento feito pelo Servio de Atendimento Mvel de Urgncia (Samu 192) populao do sudoeste paranaense. O convite foi motivado por queixas de cidados chopinzinhenses, que ao relatar um fato isolado, queixaram-se do atendimento prestado no municpio.

A coordenadora iniciou sua fala explicando que o servio disponibilizado pelo Samu 192 relativamente novo em nossa regio, tendo apenas 82 dias de atividade. comum que pelo pouco tempo que estamos operando, existam dvidas com relao maneira com que o atendimento prestado, por este motivo estamos disponveis para prestar todos os esclarecimentos necessrios, observou.

Como funciona o Samu 192

O servio de atendimento de urgncia e emergncia do Samu pode ser acionado por qualquer pessoa, em qualquer lugar. O socorro feito aps chamada gratuita, para o telefone 192, direcionado s Centrais de Regulao onde tcnicos identificam a emergncia e transferem o telefonema para o mdico regulador. Esse profissional faz o diagnstico da situao e inicia o atendimento, orientando com relao s primeiras aes que devem ser adotadas. Depois de determinar qual o melhor procedimento, o mdico regulador: orienta a pessoa a procurar um posto de sade; designa uma ambulncia de suporte bsico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI mvel, com mdico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitria, o mdico regulador comunica a urgncia ou emergncia aos hospitais pblicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgncia tenha continuidade.

O SAMU/192 funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de sade, como mdicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem s urgncias de natureza traumtica, clnica, peditrica, cirrgica, gineco-obsttrica e de sade mental da populao.

Assessoria de Comunicao