Chopinzinho distribuirá ordenhadeiras para se manter no topo da produção leiteira

18 de junho de 2013
O Poder Legislativo de Chopinzinho aprovou ontem, tera-feira, 18/06, a Lei que autoriza a Administrao a ceder 31 ordenhadeiras para agricultura familiar do municpio. O Programa ir disponibilizar o equipamento com um conjunto de ordenha em forma de permisso de uso e busca manter a liderana de Chopinzinho no ranking de produtividade leiteira do Sudoeste do Paran. Ou seja, o produtor que no conseguiu levar essa tecnologia, ainda, em sua propriedade, receber o equipamento, que pblico, e poder utiliz-lo para melhorar a qualidade do leite, aumentando a produtividade, higiene e o lucro de sua propriedade. O Vereador Valmor Teles Mendes se afirmou que possvel encontrar no interior de Chopinzinho diversas famlias que ainda tiram leite manualmente. Ns aprovamos esse projeto por que sabemos o resultado que essas ordenhadeiras traro para essas famlias. Algumas, at com Leso por Esforo Repetitivo (LER), Tendinite, problemas de coluna e diversas anomalias causadas pela ordenha manual diria, afirmou. Todos os vereadores se manifestaram favorvel ao projeto e afirmaram que conhecem os produtores e a realidade vivida por cada famlia beneficiada.
O Presidente da Cmara Amarildo Secco tambm destacou conhece o trabalho realizado equipe que realizou a seleo ds agricultores beneficiados que so: Ademir de Quadros, Airton dos Santos, Alceu Kurpel, Alcindo Barboza Paz, Belmiro Kempka, Carmelindo da Silva, Claudiomiro Leite, Domingos Andrin, Dorival Reino de Moraes, Evandro Graebim, Gaudrio Marafon, Geraldo Mandrik, Izaltino Pedrosos de Quadros, Jair Cagol, Jos Gomes de Moraes, Jos Gonsalves Cipriano, Lari Sachon, Leles Ramos da Silva, Nadir Bueno, Neivo Dallagnol, Pedro da Rocha, Pedro Riberiro Lusco, Rafael Hamera, Rivair dos Santos Rodolfo, Ronaldo Adriano Knakievicz, Valdecir Bolzani, Valdemar Krichoff, Valdomiro Ivan Candiago, Valtencir Balancin e Vili Scholse.
A lei permissionria por 12 meses, entretanto se o produtor apresentar bons resultados com o incentivo, cumprir as exigncias do programa e permanecer na cultura, ser renovada automaticamente pelo Conselho Municipal de Agricultura e pela Secretaria de Agricultura atravs da Secretria Luci Baraldi. Com o Projeto a Administrao fomenta e incentiva a produo do leite e tambm aumenta a renda dessas famlias que poder alavancar a produtividade e ter novos avanos no setor leiteiro.