Jovens levam Cuia do Papa a Sessão

31 de julho de 2013
Durante a Sesso Ordinria dessa tera-feira, 30, jovens que representaram Chopinzinho e a regio na Jornada Mundial da Juventude. Detalhe foi a Cuia que o Papa tomou chimarro que causou curiosidade e vontade de todos os presentes de tocar e tirar fotos. O auditrio da Cmara ficou cheio alm da presena da imprensa ainda uma equipe de reportagem de TV esteve presente fazendo reportagens com os jovens. Segundo o Dono da Cuia um dos responsveis pela caravana chopinzinhense Gustavo Meloto a Cuia se transformar em um smbolo da gerao de jovens que se dedicam junto a Igreja Catlica por um amanh melhor. Todos os vereadores elogiaram a iniciativa do Grupo de Chopinzinhenses que esteve no Rio de Janeiro acompanhando a visita do Papa ao Brasil. Os jovens contaram as suas experincias no Rio de Janeiro e em um dos relatos afirmaram estar impressionados com o nmero de jovens presentes e em nenhum momento ver desordem ou falta de educao com tantas pessoas ao mesmo tempo em um mesmo local. Fomos agraciados. O que mais nos deixa alegres o fato de ele ter gostado do nosso chimarro: Depois dos primeiros goles ele disse: Mui Bueno. E continuou tomando, at o fim. Termos preparado esse chimarro nos deixa feliz, pela simplicidade do Papa Francisco. Ele nos deixou muitos ensinamentos. Agora precisamos seguir em frente, aprender com o Papa Francisco, disse Meloto. O Vereador Jacir Salmria destacou que a mensagem que o Papa deixou, onde preciso valorizar o ser humano principalmente os jovens e os idosos que so deixados de lado: uma queda da bolsa de valores uma catstrofe, enquanto muitos meninos morrem e isso deixado de lado pela sociedade capitalista, lembrou o Vereador Salmria.
Sobre o destino da Cuia, desde que o Papa tomou chimarro ela est intactaca, a erva, est sendo seca e dever voltar para a cuia quando a mesma receber uma proteo de vidro a vcuo, para ento, ficar intacta. Ela dever ser utilizada pelo Grupo de Jovens para difundir os valores do Grupo na sociedade chopinzinhense e por onde eles passarem. A presena dos jovens na sesso foi uma iniciativa do Presidente da Cmara de Vereadores Amarildo Secco que convidou os mesmos para estarem em Sesso Parlamentar contando a sua experincia, Esses jovens entraram para a histria, havia milhes l e eles tiveram a atitude que marcou a visita do Papa Francisco no Brasil, finalizou Amarildo.