16 famílias de Nova Conquista recebem título do Incra

25 de setembro de 2014

O nome Nova Conquista é uma provocação que foi levada a sério por todos os moradores da comunidade chopinzinhense, que entenderam: Sempre em busca dessa nova conquista. Autoridades chopinzinhenses encamparam a luta e junto com a equipe do Incra concretizaram o sonho de 16 famílias chopinzinhenses. Ninguém mais que o seu João Brandoli poderia abrir a solenidade, e assim o fez, citando as duas décadas de luta pela conquista, muitas reuniões e confirmou seu orgulho de ser morador da Nova Conquista. Na sexta-feira, mesmo muita chuva a comunidade ofereceu aos presentes um café da manhã rico em produtos coloniais e recebeu autoridades municipais e regionais, entre elas o superintendente regional do Incra no Paraná, Nilton Bezerra Guedes, o Prefeito de Chopinzinho Leomar Bolzani, o Coordenador Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens, o Presidente da Câmara Amarildo Secco e o vereador Jacir Salmória.

O Agricultor Sidinei Remor, é morador a 11 anos na Nova conquista e conta que com o título espera que tudo melhore. “Minha propriedade tem cinco alqueires e meio. Essa é a média das pessoas beneficiadas. Sobrevivo do leite e também plantamos. Mas sempre tínhamos dificuldade ao ter acesso em benefícios, por que não tínhamos os documentos. Agora vamos voltar a viver normalmente”, conta Sidinei.

A emoção esteve presente nas lágrimas do Presidente da Câmara Amarildo Secco um dos pioneiros na luta da comunidade: Quando iniciamos essa luta eu disse que se conseguíssemos, só essa conquista já valeria meu mandato. Por isso, essa minha emoção. Hoje precisamos reconhecer a todos que entenderam a importância desses títulos para esses agricultores. Estou muito feliz”, afirmou Amarildo. Leomar Bolzani também lembrou da luta e das viagens para Curitiba: Quando pessoas se moveram de verdade, quando lideranças se moveram de verdade, colocaram o pé na estrada e saíram do discurso, bateram na porta certa, o objetivo foi conseguido. Esses moradores dão o exemplo que os objetivos, quando buscados incansavelmente, são conquistados”, elogiou o Prefeito Leomar.

Com os títulos as famílias será uma das primeiras do Brasil a terem a oportunidade de escolher se desejam adquirir a terra (valor de 20% a 50% em diversos anos para pagar) ou ter o título de utilização. Nas duas formas os moradores poderão ter acesso a todas as linhas de crédito disponíveis na agricultura. A informação foi confirmada pelo Superintendente Nilton Bezerra Guedes que ficou impressionado com a recepção: “Quando saio de Curitiba e vejo como o trabalho do Incra é importante para essas pessoas fico com o coração feliz. Saber que eles irão melhorar de vida e poder dar mais condições a suas crianças é um combustível para nós”, disse Nilton. Após a solenidade o Poder Executivo e os moradores assinaram os termos de cooperação e títulos, respectivamente.