Artigos de professoras chopinzinhenses são publicados em livro sobre o Tempo Integral.

18 de agosto de 2015

Três professoras de Chopinzinho concluíram o curso de especialização e tiveram seus artigos publicados no livro EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: CONTRIBUIÇÕES DA UFFS PARA A PESQUISA, o qual teve seu lançamento na noite de 14 de agosto na FADEP em Pato Branco. O evento contou com a presença de secretários municipais de educação da região sudoeste, da chefe do núcleo de educação, representantes da UFFS e da FADEP e a Secretária de Educação do Estado do Paraná, Ana Ceres Trento Comin. Três dos artigos publicados no livro são das professoras Zeloir Scabeni Mendes, diretora da Escola Municipal Tasso Azevedo da Silveira, Denise Camilo, coordenadora pedagógica da educação em jornada ampliada da Escola Municipal Tasso Azevedo da Silveira e Silvia Kopik Cattaneo, professora da educação infantil do CMEI Primeiros Passos.

O primeiro artigo “A implementação da Educação Integral no município de Chopinzinho – PR”, de Zeloir Mendes, relata o histórico de implantação do projeto, o processo de integralização, o modo de organização das oficinas pedagógicas, o trabalho do professor, a organização da escola e os desafios que o município tem a enfrentar para fortalecer o projeto.

O segundo artigo “Educação Infantil – primeira etapa da Educação de tempo Integral”, de Silvia Kopik Cattaneo, reflete sobre a importância do primeiro contato da criança com a escola de tempo integral, os espaços e as oportunidades de descoberta e, acima de tudo, a necessidade de avaliação do processo educativo e do planejamento na busca por resultados pedagógicos de sucesso.

O terceiro artigo “Cantinho da leitura: estratégia para a formação de leitores na educação em tempo integral”, de Denise Camilo, reflete sobre as estratégias usadas nas oficinas pedagógicas para possibilitar ao aluno um aprendizado de qualidade, onde o professor é o principal formador de leitores.

Chopinzinho é referência especial no livro porque é um dos pioneiros na região sudoeste a implantar educação integral e o único município que oferta a modalidade em todas as instituições municipais. O objetivo do livro é auxiliar os profissionais da educação que estejam vivendo as dificuldades, os dilemas e as curiosidades na implantação da educação em tempo integral em observância as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para Educação Básica.

Na noite desta terça feira, dia 18, as três professoras estiveram participando da sessão da câmara de vereadores de Chopinzinho, onde a convite dos vereadores, fizeram uma explanação sobre a área abordada por cada uma em seus artigos que foram publicados no livro. Ao final, elas receberam os parabéns dos vereadores pela colaboração para que o “Tempo Integral” de Chopinzinho, seja hoje reconhecido em toda a região e no estado do Paraná.