Por seis votos a dois vereadores de Chopinzinho aprovaram financiamento de 2,7 milhões para obras de asfalto

25 de agosto de 2015

Com o plenário lotado na noite de ontem a câmara de vereadores de Chopinzinho aprovou por seis votos a dois em segunda votação, o Projeto de Lei 078/2015, que autoriza o poder executivo municipal a contrair financiamento junto ao SEDU (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano), no valor de dois milhões e setecentos mil reais para execução de obras de pavimentação asfáltica em ruas do perímetro urbano.

O projeto prevê um ano de carência e oito anos para pagamento do financiamento com taxa de juros de 4,75% ao ano.

Durante a fase de discussão, o vereador Valmor Telles Mendes, (Queixinho), frisou que seu voto é favorável ao projeto por se tratar de um investimento necessário. “É uma promessa de campanha que fizemos durante a nossa campanha para se fazer asfalto nos bairros. Com esse recurso será possível executar aproximadamente cinco mil metros de asfalto em 33 ruas de diversos bairros da cidade, beneficiando cerca de 700 famílias”. Disse Queixinho.

A questão do endividamento do município o vereador disse que não é problema. “Nosso prefeito Rogério Masetto fez nos últimos meses uma economia de aproximadamente 80 mil reais por mês com cortes de gratificações e diminuição de algumas secretarias. Além disso, o município já está com a primeira parcela do 13º salário pago aos funcionários e com previsão de que todas as secretarias continuem trabalhando em período integral até dezembro, enquanto outras prefeituras já estão atendendo em meio expediente”, ressaltou Valmor.

O vereador Jacir Salmória se posicionou contrário à aprovação do projeto. Em seu pronunciamento ele falou dos motivos que o levaram a se posicionar dessa forma. “Alguns vereadores falaram que foram a Brasília onde conseguiram mais de 4 milhões de reais em recursos, o IPVA e o IPTU gerou uma renda de mais 3 milhões de reais para o município. Esse financiamento de 2,7 milhões de reais, vai gerar somente em juros mais 1,84 milhões. Eu não sou contra se fazer asfalto, mas a proposição que fiz é que seja feito de uma forma diferente utilizando esse recurso que eu acabei de citar, evitando assim, gerar uma dívida desse tamanho para os próximos prefeitos pagar”, disse Salmória.

O vereador destacou ainda que haveria outras prioridades bem mais urgentes do que asfalto. “Temos nossos agricultores e produtores de leite, que precisam de estradas com condições, precisam de incentivos para melhorar a produção, precisamos incentivar a geração de empregos, priorizar o atendimento à saúde para atender aquelas pessoas que tanto precisam de atendimento de especialidades ou exames. Um comparativo que faço é que esse asfalto se fosse uma família estaria trocando o sofá da casa e não estaria tratando a vaca, e todos sabem que nós já perdemos o posto de maior bacia leiteira do sudoeste porque algo está errado”, destacou Salmória.

Favoráveis:                                      Contrários:

Valmor Telles Mendes                       Jacir Salmória