Vereador pede solução para problemas com cães abandonados em Chopinzinho

05 de novembro de 2015

Durante a última sessão da câmara de vereadores de Chopinzinho, o vereador Amarildo Secco, apresentou indicação solicitando ao executivo municipal, providências para resolver o problema com cães abandonados principalmente nos bairros da cidade. “Fui procurado por moradores da região da Cohapar IX, os quais relataram que quase todos os dias surgem cachorros abandonados que além de sujar as calçadas, viram lixo e alguns avançam nas pessoas. São animais que sem ter para onde ir, chegam nas casas a procura de refugio e alimentos e acabam causando um transtorno muito grande. Os moradores me disseram que já presenciaram em várias ocasiões, onde pessoas vão de carro até aquela região na saída para o interior e acabam abandonando os animais no meio do mato, os quais sem ter para onde ir, chegam nas casas mais próximas”, destacou o vereador.

Amarildo Secco citou o caso da Cohapar IX, porém disse que não é uma situação exclusiva daqueles moradores. “Temos informações que esse tipo de problema não acontece somente na Cohapar IX, onde moradores de vários outros bairros enfrentam a mesma situação com cães abandonados por pessoas que não querem mais os animais e acabam largando longe de suas casas, o que está gerando um caos no município”, disse Amarildo.

O vereador proponente disse que espera que a administração municipal tome providências para resolver o problema. “Sabemos que existe uma legislação vigente para que as pessoas responsáveis por esse tipo de atitude sejam responsabilizadas. Temos no município a ADAC, que faz um trabalho excepcional com voluntários no cuidado com os animais abandonados, mas que também tem suas limitações. Por isso estou pedindo que o município aplique as penalidades previstas na lei, e que possamos diminuir ou acabar com esse problema”, finalizou Secco.

Local para descarte de galhos

Em outra indicação o vereador está solicitando ao município que providencie um local apropriado para que seja feito o descarte de poda de galhos e árvores no município. “Visitando alguns bairros nós percebemos uma dificuldade muito grande das pessoas, pois o município não tem um local apropriado para fazer o descarte de galhos de árvores. Diante disso, temos informações de pessoas que acabam se desfazendo de árvores em fase inicial de crescimento, justamente pelo temor de que quando ficar grande ao fazer a poda não ter onde jogar os galhos. O meu pedido é para que seja viabilizado um local somente para o descarte específico de galhos de árvores, pois hoje é um problema sério onde as pessoas muitas vezes acabam se desfazendo desse tipo de lixo em locais inadequados causando um problema ainda maior”, finalizou o vereador.