Vereadores discutem o problema da falta de vagas no estacionamento na área central de Chopinzinho

26 de novembro de 2015

Na semana passada o vereador Jacir Salmória apresentou indicação na câmara de vereadores sugerindo algumas alternativas para tentar resolver o problema da falta de vagas no estacionamento na área central de Chopinzinho. “Apresentei um pedido para que seja feito um estudo sobre a possibilidade de fazer a municipalização do trânsito, principalmente na área central da cidade. Temos pessoas do interior, da cidade e de outros municípios que vem para fazer seus negócios e encontram muita dificuldade de conseguir uma vaga para estacionar seu veículo. Somos sabedores que grande parte destes estacionamentos estão sendo usados por empresários e funcionários que deixam os veículos o dia todo em vagas que poderiam ser utilizadas pelos clientes”, disse o vereador.

Salmória lembrou que no passado fez uma indicação para que a ACEC também fosse envolvida nesse debate, porém até agora o problema persiste. “Apresentei uma sugestão que seria a municipalização do trânsito com a cobrança de uma pequena taxa com valor irrisório, ideia que foi implantada em outros municípios e deu certo, porque através da conscientização é muito difícil fazer com que as pessoas que trabalham no centro da cidade deixem seus automóveis em um local adequado, liberando vagas para clientes”, lembrou Salmória.

O vereador sugeriu que o setor de planejamento da prefeitura municipal faça um estudo detalhado sobre a possibilidade de se efetivar a implantação da municipalização do trânsito na Avenida XV de novembro e algumas transversais.

Salmória também pediu a instalação de uma lombada eletrônica na saída de Chopinzinho sentido a São João, próximo da empresa Brasmacol. “Esta é uma região que oferece um risco muito grande de acidentes pelo grande movimento de veículos que chegam ou saem da cidade, ou ainda de funcionários da empresa localizada naquela região. A minha indicação é que por ser um local em que há pouca visibilidade, seja implantado um sinalizador eletrônico de velocidade que limite a 40 ou 50 Km por hora. Na outra entrada da cidade, o problema é semelhante tendo em vista que há muitas empresas no parque industrial e o movimento é intenso em determinados horários com muitos veículos andando em alta velocidade, onde também há ciclistas e pedestres causando um risco muito grande para a ocorrência de acidentes”, destacou Salmória.

O vereador disse que a implantação destes sinalizadores eletrônicos nas entradas da cidade, viria a coibir o abuso da velocidade e principalmente prevenir para que não haja a ocorrência de acidentes. Os pedidos foram encaminhados ao executivo municipal para ser analisados.