Familiares de pioneiro participam de homenagem na Câmara de Vereadores

13 de setembro de 2018

Na última terça feira, dia 11, a Câmara de Vereadores de Chopinzinho aprovou o Projeto de Lei 042/2018, de autoria do vereador Luiz Sergio Ferreira, o qual denomina a travessa Cidenei Pacondes de Lima, localizada no Bairro São Sebastião.

Na ocasião, familiares do homenageado compareceram na Câmara de Vereadores para acompanhar a votação do projeto e agradecer a homenagem recebida.

O autor do projeto, Luiz Sergio Ferreira, disse que se trata de uma homenagem justa para uma pessoa que deixou sua marca na comunidade Chopinzinhense. “Falar do seu CIDE, é muito fácil, uma pessoa conhecida de todo mundo e que sempre estava bem humorado e pronto para ajudar. Uma homenagem justa, pela amizade e pela convivência que tive com o homenageado e seus familiares, tive a certeza que seria a pessoa certa para ser lembrada, e é o mínimo que poderíamos fazer para retribuir pelo que seu CIDE fez em vida. Quero também agradecer aos familiares que concordaram com a homenagem e estão presentes aqui nesta ocasião”, disse o autor do projeto.

CIDENEI PACONDES DE LIMA

Cidenei Pacondes e Lima, nasceu em Teixeira Soares-PR, em 08/11/1952, filho de Constante Finaur de Lima e Maria de Lurdes Finaur de Lima.

Ainda na década de 50, migrou para Chopinzinho, na atual localidade de Santa Inês. Mais tarde começou a trabalhar em um armazém e foi gerente da madeireira Bettega. Em 1976, casou-se com Rejane Maria Valiati e tiveram dois filhos, Márcia de Lima e Emerson de Lima.

Em meados de 1980, mudou-se com a família para Coronel Vivida, onde residiu por 14 anos e sua principal atividade foi de motorista de caminhão. No dia 1º de dezembro de 1988, na boleia do seu caminhão, sofreu um acidente de trânsito que quase lhe custou a vida, deixando sequelas na perna direita e dificuldades para caminhar.

Regressou à Chopinzinho no ano de 1993, onde passou a residir com sua família no Bairro Nossa Senhora Aparecida, onde fundou o Bar e Mercearia Cidelar, dedicando-se a sua atividade favorita, em que atendia principalmente aos clientes do Bairro Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião. Dessa forma e com seu jeito brincalhão e irreverente, conquistou vários amigos e ficou carinhosamente conhecido na região como CIDE. Nesta época, também exercia atividade agrícola nas comunidades de Capinzal e Bugrinho.

Em julho de 2015, foi diagnosticado com câncer e após 3 meses de luta e tratamentos em Cascavel, não resistiu e meio a falecer no dia 04/09/2015, com 62 anos, deixando sua esposa, dois filhos casados, um neto (nascido em 26/11/2015), demais familiares, amigos e muita saudade.