Vereadores Visitam Aterro Sanitário do Município

12 de julho de 2019

Na Tarde de quinta-feira (11), o Presidente do legislativo, Rogério Pereira dos Santos, junto com os Vereadores, Luís Sérgio Ferreira e Nereu Hengen realizaram visita ao aterro sanitário do município. A visita teve o objetivo de verificar a situação de funcionamento do aterro, as condições de trabalho e os equipamentos que estão sendo utilizados pelos trabalhadores.

O Vereador Nereu Hengen destacou: ´´ O presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Chopinzinho (ACREC) nos procurou fazendo o convite para realizarmos uma visita ao aterro sanitário e assim verificarmos os equipamentos que estão sendo utilizados e a situação de trabalho do pessoal da associação. Na tarde dessa quinta feira, fomos até o local e ao chegar lá constatamos que o caminhão que eles utilizam, para retirar os rejeitos e levar até a vala, está em péssima condição, com motor e caixa de marcha com defeitos, impossibilitando a retirada dos rejeitos que iriam para a vala. Também foi possível perceber a dificuldade que os trabalhadores têm enfrentado para trazer os materiais que já foram separados para prensar, no barracão próximo ao centro de evento. Isso acontece porque é necessária a mudança do padrão de luz no aterro, lá a energia é monofásica e o equipamento de prensar necessita de energia trifásica para o funcionamento. Além desses problemas também foi possível perceber que na vala destinada ao lixo orgânico havia muito lixo reciclável misturado.

Já o Vereador Luiz Sérgio Ferreira afirmou:  ´´ Nós vereadores vamos buscar melhorias nas condições de trabalho do pessoal da associação, essas pessoas desempenham um papel fundamental em nossa sociedade, dando a destinação correta dos nossos lixos,  devemos também fazer uma campanha junto à população visando à conscientização, na hora da separação do lixo em nossas residências, para assim contribuir com o meio ambiente e com os trabalhadores dessa atividade. ``

O presidente do Legislativo, Rogério Pereira dos Santos, no momento da visita, entrou em contato com o secretário de agricultura solicitando a retirada do caminhão que estava inoperante no local e também comprometeu- se, com o pessoal da associação, em buscar a regularização do aterro sanitário, assim como a melhoria dos equipamentos que estão sendo utilizados, solicitando através de ofícios e requerimentos direcionados à secretaria de agricultura e à empresa responsável pela coleta de lixo, um caminhão e esteira em melhores condições de uso para os trabalhadores da associação.