Projetos de Lei Declaram de Utilidade Pública Associações no Município

11 de setembro de 2019

Na noite da terça-feira (10), durante a 30° sessão ordinária da Câmara Municipal de Chopinzinho, foram aprovados, em 2° apreciação e redação final, os Projetos de Lei nº 048/2019 e nº 049/2019, que declaram de Utilidade Pública Municipal a Associação de Proteção ao Idoso – APIC e a Associação ONCVIDA de Chopinzinho.

´´ Declaramos a Associação de Proteção ao Idoso de Utilidade pública, pois em um futuro próximo ela precisará de investimentos públicos e nós, através da Câmara e desse projeto de lei, buscamos a possibilidade da Associação, por meio de editais e dentro de toda a legalidade, receber esses recursos, tanto a nível municipal, como estadual. A princípio está sendo feita a declaração de Utilidade Pública Municipal, posteriormente, será feito o pedido a nível estadual. É uma colaboração que estamos dando para essa importante Casa de apoio, que será construída, aqui no município. Ficamos felizes em, mais uma vez, poder contribuir com esse projeto de desenvolvimento de pessoas.`` Ressaltou o Vereador Daniel Zanesco, proponente do projeto 048/2019.

De acordo com a Secretária da APIC, Angelita Pivatto: ´´ A Associação de Proteção ao Idoso de Chopinzinho- APIC foi criada com o objetivo de oferecer atendimento em regime de Longa Permanência e Centro Dia, aos idosos que estão em vulnerabilidade social, para que eles recebam cuidados com seu bem estar, saúde, alimentação e lazer. Contando com serviço na área social, fisioterapia e enfermagem, procurando oferecer uma vida digna aos idosos, integrando-os à comunidade e fortalecendo os laços de família e amizade. ´´

Já o projeto nº 049/2019 dispõe sobre a declaração de Utilidade Pública Municipal da Associação ONCVIDA de Chopinzinho. Segundo a redação do projeto, a Associação ONCVIDA tem por finalidade trabalhar pelo desenvolvimento cultural, social, econômico, educacional e assistencial das famílias de pacientes com câncer, tendo como área de abrangência o Município de Chopinzinho. Haverá o incentivo, por parte do Poder Público, com o pagamento das despesas do consumo de água, energia elétrica e aluguel do imóvel destinado à sede da Associação. Para a Associação ficará a obrigação de atuar com eficiência nos objetivos previstos no seu estatuto, inclusive, apoiando, divulgando e promovendo projetos de interesse de pacientes oncológicos, em parceria com o Município.

A vice-presidente da ONCVIDA, Beatriz Cozer Ferri, falou sobre a aprovação do projeto e apoio recebido: ´´ Quero agradecer aos Vereadores que votaram, favoravelmente, nesse projeto e ao Prefeito municipal pelo incentivo que está nos dando nessa luta, também a todos os que ajudam de alguma forma, desde as pessoas que compram as roupas, àquelas que fazem doações, pois com o dinheiro arrecadado nós compramos camas hospitalares, colchões pneumáticos, cadeiras de rodas e cestas básicas para os pacientes, isso é muito importante para a gente conseguir continuar desenvolvendo esse trabalho. ``