Agentes Políticos são empossados e Mesa Diretora é definida

01 de janeiro de 2021

Na manhã do dia primeiro de janeiro, às 9 horas, aconteceu, na Câmara Municipal de Chopinzinho, a posse dos agentes políticos eleitos no pleito municipal de 2020. Devido à pandemia, a cerimônia foi fechada ao público, seguiu todos os protocolos sanitários de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19) e contou com um número reduzido de pessoas, sendo permitido apenas um convidado para cada empossado.

No evento, foram empossados o Prefeito, Edson Luiz Cenci, o Vice-prefeito, Daniel Zanesco e os Vereadores: Enio Valdir Ceni, Ivo Patel, José Carlos Martini, Lídia Posso Simionato, Nereu Hengen, Osmar Checchi, Paulo Rosa, Pedro Reinaldo de Oliveira e Saimon Miri.

Conforme determina o Art. 4º do Regimento Interno da Câmara, o Vereador mais idoso, Osmar Cecchi, presidiu a Sessão de instalação da Legislatura 2021/2024, prestando o seguinte compromisso: “Prometo cumprir a Constituição da República Federativa do Brasil, a Constituição do Estado do Paraná e a Lei Orgânica do Município de Chopinzinho, observar as Leis, desempenhar com lealdade o mandato que me foi conferido e trabalhar pelo progresso do Município e bem-estar do seu povo”.

Após a leitura do compromisso, a Vereadora Lídia Posso Simionato foi designada Secretária, a fim de realizar a chamada dos demais Vereadores, que também prestaram o compromisso, declarando:´´ assim o prometo`` e, com isso, foram, automaticamente, empossados.

Na sequência, aconteceu a paralisação da Sessão para a inscrição das chapas concorrentes aos cargos da Mesa Diretora. Houve a inscrição de duas chapas, a Chapa 1 com os nomes de: Enio Valdir Ceni, para Presidente, Osmar Checchi Vice-presidente, Lídia Posso Simionato 1º secretária e Nereu Hengen 2º secretário.

E a Chapa 2 que contou com a seguinte composição: Presidente: Saimon Miri, Vice-presidente: Ivo Patel, 1º secretário: Paulo Rosa e 2º secretário: Pedro Reinaldo de Oliveira.

Após a inscrição das chapas, a Sessão retornou, quando os Vereadores, através de voto aberto, elegeram, para o biênio 2021/2022, por maioria absoluta, para Presidente do Legislativo Municipal: Enio Valdir Ceni, para Vice-presidente: Osmar Checchi, para 1º secretária: Lídia Posso Simionato e para 2º secretário: Nereu Hengen.

Após a definição da Mesa Diretora, o Presidente Eleito, Enio Valdir Ceni, assumiu os trabalhos empossando o Prefeito Edson Luiz Cenci e o Vice-prefeito Daniel Zanesco, momento em que aconteceu a assinatura do livro de transmissão de cargo, quando o ex-prefeito Álvaro Scolaro transmitiu o cargo para o atual Prefeito Edson Luiz Cenci.

Após a assinatura, Scolaro utilizou a Tribuna Livre para fazer um breve relato dos trabalhos mais importantes realizados ao longo do período que esteve à frente do Poder Executivo Municipal.

O atual Prefeito Edson Luiz Cenci também fez uso da Tribuna para falar sobre as expectativas para o seu mandato e destacou a intenção de trabalhar em harmonia, buscando sempre o interesse da população de Chopinzinho.

Ao final da Sessão, o Presidente do Legislativo, Enio Valdir Ceni, aproveitou para cumprimentar os representantes do Poder Executivo e agradecer aos colegas que confiaram na sua pessoa a presidência da Casa de Leis. Destacou que o foco da sua gestão será na fiscalização da prestação de um serviço público de qualidade à população do município e finalizou o uso da palavra salientando a importância do dialogo com o Poder Executivo, na resolução de qualquer conflito que possa haver, na apresentação dos projetos.