Associação do Desenvolvimento do Artesanato das Mulheres Indígenas é declarada de Utilidade Pública.

16 de março de 2022

Na terça-feira (15), durante a realização da quinta Sessão Ordinária de 2022, os Vereadores da Câmara Municipal de Chopinzinho aprovaram, por unanimidade e em votação final, o Projeto de Lei Ordinária nº11/2022 que declara de Utilidade Pública Municipal a Associação do Desenvolvimento do Artesanato das Mulheres Indígenas -ADAMI.

A referida Associação tem por finalidade contribuir para a autodeterminação dos povos indígenas, por meio do trabalho sociocultural próprio, com objetivos específicos de colaborar para que os kaingang exerçam o controle territorial e a gestão ambiental de seus territórios, apoiar sua afirmação étnica e cultural, através de seu modo próprio de vida, crenças, conhecimentos, remédios, práticas xamânicas, práticas artesanais, dentre outras atividades inerentes a este coletivo. Além de apoiar e desenvolver ações que propiciem aos artesões a promoção, a divulgação e a valorização do seu trabalho através da prospecção, disponibilização e adequação de espaços que permitam a exposição e venda do seu trabalho.

Com a declaração de Utilidade Pública Municipal, a entidade poderá firmar convênios com o Poder Público para obtenção de recursos e de outros benefícios. Em contrapartida, ficará obrigada a apresentar, anualmente, ao Chefe do Poder Executivo, relatório circunstanciado dos serviços prestados à comunidade, no ano anterior.