Presidente da ACREC utilizou a tribuna para falar sobre a separação do lixo reciclável no município.

30 de março de 2022

Na noite de terça-feira (29), durante a realização da sétima Sessão Ordinária de 2022, o Presidente da Associação dos Catadores de Recicláveis de Chopinzinho – ACREC, Sr. Claudecir da Rosa, esteve presente na Sessão e utilizou a tribuna para realizar explanações visando a conscientização dos munícipes referente à falta da separação do lixo reciclável em determinadas localidades do município.

O convite foi feito através da indicação n° 021/2022, de autoria do Vereador Paulo da Rosa, na qual convidou o Sr. Claudecir da Rosa para utilizar a tribuna da Casa de Leis visando a manifestação quanto aos trabalhos desenvolvidos pela Associação no município, referente a coleta dos lixos recicláveis, bem como para informar sobre as possíveis ações que podem ser realizadas para conscientizar a população da importância da separação correta do lixo e para esclarecer quais tipos de lixos que a empresa é responsável em coletar.

Durante a explanação, foram repassadas, na transmissão da Sessão pelas redes sociais, diversas imagens gravadas pelos colaboradores da Associação que mostram a dificuldade da realização do trabalho de reciclagem, haja vista a quantidade de materiais orgânicos e impróprios misturados aos materiais recicláveis.

Claudecir sugeriu a utilização de formas de ensinamentos e conscientização das pessoas, citando como exemplo prático a aplicação de sacos de lixo de cores diferentes para identificar os tipos de lixo, além do desenvolvimento de trabalhos de conscientização nas escolas.

Os Vereadores realizaram perguntas ao Presidente da Associação e ratificaram a importância da participação das escolas, empresas, administração pública e dos meios de comunicação na divulgação de orientações e medidas a serem tomadas para conscientizar a correta separação do lixo no município. Também foi sugerido o estudo da possibilidade de aplicação de multas nas pessoas que não realizam tal separação do lixo.