Entrega de Moção de Reconhecimento

23 de novembro de 2022

Na terça-feira (22), durante a realização da 41° Sessão Ordinária de 2022, os vereadores da Câmara Municipal de Chopizinho realizaram a entrega de Moção de Reconhecimento ao Dr. Éder Alves de Oliveira, Delegado da Polícia Civil de Chopinzinho-PR.

Por iniciativa dos Vereadores Osmar Checchi, Enio Valdir Ceni, Lídia Posso, Nereu Hengen, Paulo Rosa, Pedrinho, Prof. Ivo Patel, Saimon Miri e Zico, a homenagem foi concedida em virtude dos serviços prestados na área de segurança pública no Município de Chopinzinho. Durante a entrega o homenageado foi chamado à frente do Plenário para utilizar a Tribuna e realizar explanação também foi lido pela 1° Secretária um breve relato da vida pessoal e pública do Dr. Éder Alves de Oliveira, no qual consta que:

Éder Alves de Oliveira é nascido aos 04 de novembro de 1985, em Araguari/MG. Formado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia/MG e Pós Graduado em Direito Constitucional e em Direito Público pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Delegado de Polícia Civil formado Escola Superior de Polícia Civil do Estado do Paraná.

No início da sua carreira jurídica, desempenhou a função de advogado entre 2010-2015, quando ingressou mediante concurso público na carreira de Procurador Autárquico do DMAE – Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia, onde atuou como Procurador Administrativo Adjunto, Procurador Judicial Adjunto e Procurador Geral Autárquico, tendo destaque nas áreas de licitações e contratos administrativos.

Em junho de 2018 ingressou, também mediante concurso público, na carreira de Delegado de Polícia do Estado do Paraná.

Ao longo da carreira como Delegado atuou como plantonista na Central de Flagrantes de Curitiba, como Delegado Operacional na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Curitiba, como Delegado Adjunto da 5ª Subdivisão Policial de Pato Branco e como Delegado Chefe da 11ª Delegacia Regional de Polícia de Chopinzinho, onde está exercendo seu ofício desde junho de 2021.

A partir da Portaria nº 0441/21, do Departamento de Polícia Civil, Éder Alves de Oliveira assumiu a titularidade da 11ª DRP de Chopinzinho-PR, recebendo um enorme passivo de procedimentos de polícia judiciária acumulado ao longo dos anos em que não houve Delegado de Polícia exclusivo para a circunscrição policial.

Desde o início dos seus trabalhos à frente da Delegacia de Polícia de Chopinzinho foi possível perceber resultados consideráveis no âmbito de atuação da polícia judiciária.

No ano de 2021 (de junho à dezembro) foi representado por 6 mandados de prisão preventiva e 22 mandados de busca e apreensão, e mesmo com o reduzido efetivo policial foi possível dar fiel cumprimento às ordens judiciais emanadas pelo juízo competente.

A despeito de todos os trabalhos de polícia judiciária realizados no ano de 2021, destaca-se a operação “Delta”, desencadeada a partir do inquérito policial instaurado para apurar o roubo ocorrido na data do dia 19 de julho de 2021, quando quatro indivíduos em reunião de esforços praticaram, mediante grave ameaça exercida com emprego de arma de fogo, assalto no Posto Delta, tendo causado pânico na ocasião em que subtraíram dinheiro do estabelecimento e celulares das vítima.

No curso deste inquérito policial foram reunidos indícios suficientes de autoria delitiva, que deram ensejo à representação por mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão a serem cumpridos na Comarca de Quedas do Iguaçu, cidade onde residiam os suspeitos que foram identificados pela autoridade policial.

Na ocasião em que os mandados foram cumpridos, além do cumprimento da prisão preventiva de 2 investigados, foram apreendidas duas armas de fogo, um revólver calibre .357 e uma Pistola 9mm, armas que muito provavelmente foram utilizadas no crime cometido na nossa cidade, sendo procedido também com a autuação em delito do indivíduo que estava portando os referidos armamentos, dando a resposta exigida da nossa segurança e esperada por todos os cidadãos de bem.

A operação contou com o apoio de policiais da 5ª Subdivisão Policial de Pato Branco, DENARC e NOC de Pato Branco, além do Grupo de Diligências Especiais – de Cascavel.

No referido período destaca-se também a incineração de aproximadamente 300 kg de drogas, apreendidas em procedimentos realizados pela polícia civil e polícia militar.

Somente no primeiro semestre do ano de 2022 a autoridade policial (Delegado de Polícia) representou por 6 mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão, tendo sido possível dar fiel cumprimento a todas as ordens, o que desencadeou operações policiais de alta complexidade, com participação de policiais civis de toda 5ª Subdivisão Policial, das delegacias de Pato Branco, Mangueirinha, Coronel Vivida, Clevelândia, DENARC e NOC de Pato Branco.

No referido período, destaca-se a investigação do homicídio ocorrido no dia 23 de agosto de 2021. Após 7 meses de investigação foi possível provar a materialidade e reunir indícios suficientes de autoria em face de 3 pessoas, que foram presas preventivamente pelo assassinato cruel que chocou a cidade, cujo corpo da vítima encontrado com ferimentos causados por disparos de arma de fogo na região da cabeça, em terreno de propriedade localizada na Comunidade do Bugre.

Destaca-se também, dentre todos os trabalhos realizados, a apreensão de aproximadamente 6 toneladas de feijão que foram saqueadas por populares por ocasião do tombamento da carreta que transportava o alimento, tendo sido instaurado inquérito policial, identificados e responsabilizados os envolvidos.

O delegado Éder Alves de Oliveira assumiu a chefia da Delegacia de Polícia de Chopinzinho após anos sem Delegado Titular exclusivo, dispondo apenas de uma investigadora de polícia que atuava como escrivã ad hoc, por não haver escrivão polícia de carreira lotado na unidade.

Hoje a unidade policial é composta por 5 policiais civis, sendo eles um Delegado Chefe, três investigadores e uma escrivã de polícia. Ao longo da gestão, a unidade policial passou a contar também com um servidor administrativo cedido pela Prefeitura de Chopinzinho e mais um estagiário, o que permitiu, a partir de abril de 2022, o atendimento em expediente integral, compreendido entre as 8h30min às 12h e das 13h00min às 17h30min. Por diversas vezes os policiais civis continuam a desempenhar seus trabalhos até o avançar da noite em forças-tarefas coordenadas pelo Delegado Chefe, tendo inclusive oitivas sendo realizadas em procedimentos que até então não vinham sendo diligenciados pela falta de efetivo.

Destaca-se também reforma e modernização do prédio da Delegacia, que hoje conta com alojamento para os servidores policiais, sala de vídeo conferência, sala para confecção de Boletins de Ocorrência, sala para Termo Circunstanciado e Boletim de Ocorrência Circunstanciado, bem como de uma sala adequada para o Setor de Investigação Criminal com acesso a várias ferramentas que permitem o pleno desempenho da atividade fim de polícia judiciária.

Assim, foi proposta a Moção de Reconhecimento pelas ações mencionadas dentre outras efetivadas.

 

Acompanhe o momento em que o Homenageado utilizou a Tribuna da Casa de Leis

Dr. Éder Alves de Oliveira utilizou a Tribuna da Casa de Leis para Explanação

 

 

Participe  da Câmara
Sessões Ordinárias todas as Terças-feiras às 18h
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta das 08h às 12h e 13h às 17h
Telefone
(46) 3242-1686 / (46) 3242-1407
Redes Sociais