Início

Papel do Vereador

O papel do Vereador é elaborar e votar proposituras (Indicações, Requerimentos, Resoluções, Projetos de Leis etc.), fiscalizar internamente o Poder Legislativo e, externamente, o Poder Executivo, além de participar de decisões políticas de interesse dos Municípios, Estados e União. É importante ressaltar que ninguém pode substituir o Parlamentar no exercício de sua função. Por isso, o vereador deve exercer o mandato com o máximo de eficácia possível, sob o risco de manchar a sua imagem e a do partido que representa. Neste sentido precisa ser sério e, ao votar qualquer propositura, necessita analisá-la com a profundidade devida, como impacto político, social, ambiental, econômico, jurídico e nível de prioridade. É preciso pensar sempre na cidade, no estado e no país como um todo, pois sem esta análise não é possível votar conscientemente.

Os Vereadores devem ser agentes de transformação social e das relações entre o Estado e a sociedade e, ainda, um porta-voz dos cidadãos e cidadãs no Legislativo, sob a ótica do partido político ao qual são filiados e, portanto, devem fidelidade. O Parlamentar sério tem obrigação de combater o clientelismo político, o tráfico de influências, a troca de favores e a corrupção. Precisa contribuir com a organização e conscientização da sociedade ao levar informações corretas para a população e colocando o seu gabinete a serviço das mudanças positivas.

Para isso, é fundamental lutar para que a "máquina administrativa" seja transparente, por igualdade de condições no acesso aos serviços públicos, pela participação da sociedade na definição de prioridades e discussão pública do orçamento. Para que o Vereador exerça a sua função de maneira eficaz, ele precisa de estrutura, como assessoria, veículo, meio de comunicação com a população, muitas vezes esta estrutura é olhada pela população como sendo mordomia, mas na realidade é utopia exercer o mandato de maneira eficaz sem estrutura adequada no gabinete.

Entre os parlamentares, o vereador tem um papel de suma importância dentro dos seus respectivos municípios, pois é aquele que está mais próximo do cotidiano da sociedade local. É muito difícil conversar com o prefeito, os deputados e os senadores, porém é muito fácil encontrar um vereador e assistir às sessões da Câmara Municipal. Por isso, os vereadores devem descobrir suas forças e fazer cumprir suas prerrogativas, exercer um papel muito mais nobre que fazer clientelismo político, troca de favores, assistencialismo pequeno. A nobreza do vereador está em fiscalizar os atos da administração pública, em lutar pelos direitos dos cidadãos e cidadãs e debater políticas públicas locais e regionais.

Participe  da Câmara
Sessões Ordinárias todas as Terças-feiras às 18h
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta das 08h às 12h e 13h às 17h
Telefone
(46) 3242-1686 / (46) 3242-1407
Redes Sociais