Início

Brasão, Bandeira e Hino do Município

Brasão


 SIMBOLOGIA DAS PEÇAS HERÁLDICAS E DAS CORES DO BRASÃO MUNICIPAL


               Adotou-se o escudo de formato ibérico em homenagem ao povo descobridor e principal formador de nossa raça. Escolheram-se as mesmas cores adotadas na Bandeira Municipal: vermelho para o chefe; prata e verde para o contra-chefe do escudo, cuja simbologia se prende de modo específico ao município de Chopinzinho: o vermelho por lembrar a cor característica da terra desta região paranaense; a prata por simbolizar o espírito de paz e lealdade dos habitantes deste município; o verde por recordar os extensos campos cultivados, várzeas, colinas, elevações e baixadas que confinam com a sede do município de Chopinzinho, e que caracterizam a beleza de sua paisagem natural. 

               No besante de prata, no chefe do escudo, as três peças honoríficas: a cruz e o globo, brocantes sobre um livro aberto, tudo em sua cor, são os atributos simbólicos de São Francisco de Assis, Padroeiro do município. O pequeno pássaro na faixa de prata é pertencente a família dos Icterídeos, e revela as Armas Falantes do município, cujo topônimo é Chopinzinho. A estrela azul, no canto superior à destra da faixa de prata, evoca a pessoa do sr. Procópio Kurpel, destemido desbravador desta região paranaense. A faixa ondada de prata representa simbolicamente o Rio Chopinzinho, que banha o município de sul a norte, indo desaguar no Rio Iguaçu, e que emprestou seu nome a este município paranaense. A coroa mural de cinco torres visíveis e privativas de cidades (não capitais de estados) o escudete ibérico é uma homenagem ao Exército Brasileiro, por ter sido município de Chopinzinho a Colônia Militar do Chopim, localizada entre os rios Iguaçu e Chopim. 

           Os dois suportes, representados por um ramo de soja e um ramo de milho espigado, simbolizam atualmente a principal cultura agrícola do município. Como fontes de riqueza deste município paranaense, além da agricultura, podem ser citadas ainda as seguintes atividades econômicas: a pecuária (suínos e bovinos); indústria (madeira); e comércio (aspecto generalizado). São símbolos representativos destas fontes de riqueza do município, sob o escudo ibérico: uma cabeça de touro, uma fábrica com os chaminés fumegantes e o capacete alado de Mercúrio, do comércio, dentro de rodas dentadas que se engrenam, como símbolo de perfeito entrosamento entre elas, e em metal ouro por ser o mais nobre dos metais dos brasões. 

               A abreviatura cronológica "26/11/1954" indica a data da criação do município, por efeito da Lei Estadual nº 253, da mesma data; e a abreviatura cronológica "14/12/1955" a data de sua solene instalação, com a posse do 1º prefeito eleito, sr. Mário Ceni, sendo também a 1ª Câmara Municipal constituída pelos vereadores: Olival Pinto Chichorro, Zacharias Camargo, Olímpio Albrech Augustin, José Dalmaso Bueno, Francisco José Zuconelli, Alcino de Oliveira, Pedro Fachin Filho, Antônio José Fogaça e Odlavir Ariovaldo Machado, conforme consta em ata lavrada em livro próprio. 


BAIXE O ARQUIVO DO BRASÃO E DA BANDEIRA MUNICIPAL ABAIXO:

» Brasão Chopinzinho (Adobe Illustrator - AI)
 
» Brasão Chopinzinho (Adobe Illustrator - EPS)
 
» Brasão Chopinzinho (CorelDraw X5)
 
» Brasão Chopinzinho (PDF)
 
» Brasão Chopinzinho (JPEG - Alta)
 
» Brasão Chopinzinho (JPEG - Baixa)
 
 

Bandeira

 
» Bandeira Chopinzinho (Adobe Illustrator - AI)
 
» Bandeira Chopinzinho (Adobe Illustrator - EPS)
 
» Bandeira Chopinzinho (CorelDraw X5)
 
» Bandeira Chopinzinho (PDF)
 
» Bandeira Chopinzinho (JPEG - Alta)
 
» Bandeira Chopinzinho (JPEG - Baixa)


Hino do Município


Letra: Evilasio Fussiger

Música: Wilson R. F. Pereyra


CHOPINZINHO NASCESTE BRIOSO

SOB O SIGNO DA HONRA E DA ESPADA. 

TU SURGISTE NUM PONTO FORMOSO

PRA DEFESA DO SOLO BRASIL. 


O TEU SOLO FECUNDO,

A TUA MATA FRONDOSA,

O TEU CÉU DE UM AZUL TÃO PROFUNDO

FAZEM SEMPRE AMAR O BRASIL.


CHOPINZINHO GRORIOSO,

CHOPINZINHO VIRIL,

ÉS A TERRA PRIMEIRA

DO QUERIDO BRASIL.


TUA HISTÓRIA BONITA, FREMENTE, 

O TEU POVO TRABALHA , LABUTA. 

TUA ÁGUA ABUNDANTE, IMPONENTE, 

FAZ O POVO VIVER BEM FELIZ. 


O TEU POVO EDUCADO, 

NO TRABALHO ARDOROSO

E NAS LUTAS GLORIOSAS DO ESTADO, 

É VALENTE, É AUDAZ, VENCEDOR. 


CHOPINZINHO GLORIOSO, 

CHOPINZINHO VIRIL, 

ÉS A TERRA PRIMEIRA

DO QUERIDO BRASIL. 

Participe  da Câmara
Sessões Ordinárias todas as Terças-feiras às 18h
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta das 08h às 12h e 13h às 17h
Telefone
(46) 3242-1686 / (46) 3242-1407
Redes Sociais