02/10/2019 - Alunos visitam a Câmara Municipal

Alunos visitam a Câmara Municipal

Na segunda-feira (30), os alunos do quarto ano da Escola Municipal de Excelência de Chopinzinho realizaram visita à Câmara Municipal de Chopinzinho para conhecer sobre os trabalhos que são desenvolvidos pelos Vereadores. E na manhã de Terça-feira (01) foi a vez dos alunos do terceiro ano da Escola Estadual Coronel Santiago Dantas conhecerem as instalações do Poder Legislativo.

Ambas as escolas estiveram promovendo atividades que visam aprofundar o conhecimento sobre o processo legislativo, cidadania e a sociedade. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todos os setores da Câmara Municipal e como funciona o processo de criação, discussão e aprovação das leis que tramitam no Legislativo Municipal. Também foi possível sanarem dúvidas acerca dos trabalhos desenvolvidos pelos Vereadores e pelos funcionários da Câmara Municipal.

A vereadora Edina Accorsi, que também é professora, na Escola Municipal de Excelência de Chopinzinho, falou sobre a visita: `` Foi muito importante essa visita dos alunos, principalmente, porque eles estão trabalhando, neste momento, os três poderes e um deles é o Poder Legislativo, isso despertou neles uma curiosidade imensa.  Muitos dos nossos alunos não conheciam o plenário, o histórico da Câmara e o espaço físico, então tiveram essa oportunidade no último dia 30. Além de também sanar algumas dúvidas com o Presidente, Rogério Pereira dos Santos, que estava presente.  Alguns questionamentos surgiram como quantas leis existiam no município, quantas vezes os Vereadores se reuniam por semana e como que eles realizam o estudo das leis. Enfim, foi um debate interessante, para que os nossos alunos tenham essa consciência de como funciona o Poder Legislativo e também para que sejam críticos e participativos da vida política, das decisões e questões que afetam o dia a dia deles e de seus familiares. ``

A ideia de visitar a Câmara municipal surgiu em uma atividade complementar, em que o principal objetivo era observar o bairro, onde as crianças vivem, e pensar sobre o que poderia ser melhorado e estaria ao alcance deles, e o que seria necessário pedir ajuda do Poder Público. Com isso, decidimos visitar a Câmara Municipal e conhecer mais sobre a função do Vereador e do Poder Legislativo e também aproveitar para fazer o convite aos Vereadores para visitar o bairro junto conosco, e ver o que seria possível fazer. A visita foi maravilhosa e serviu para perceber que o Legislativo Municipal está próximo da população, essa espaço que a Câmara de Vereadores abriu para receber os alunos e falar com uma linguagem igual a deles, com paciência de ouvir o que eles querem foi muito bom,  pois aproxima mais a criança do Poder Legislativo e da comunidade.`` afirmou a Professora Cintia Bittencourt Wincler, da Escola Estadual Coronel Santiago Dantas.