Fale com seu vereador
 
 
  Você está em » Notícias
 
 
12/12/2019 - Projetos concedem Título de Cidadão Honorário a Médicos
 
Projetos concedem Título de Cidadão Honorário a Médicos

Durante a realização da quadragésima terceira sessão ordinária da Câmara Municipal de Chopinzinho, os vereadores aprovaram, em segunda apreciação e em redação final, os Projetos de Lei nº 063/2019 e nº 064/2019 que dispõem sobre a concessão de Título de Cidadão Honorário ao Sr. Celito José Ceni, Médico Pediatra, e ao Sr. Geraldo Sulzbach, Médico Clínico Geral.

Os projetos são de autoria dos Vereadores Nereu Hengen e Marcos Monteiro e contam com o apoio e assinatura dos demais Vereadores. Os títulos serão entregues em sessão solene do Legislativo Municipal, em data a ser designada pelo Presidente da Câmara. As homenagens são concedidas em função dos relevantes serviços prestados pelos médicos à Comunidade Chopinzinhense.

Na mensagem anexa ao projeto nº 063/2019, consta um breve histórico do Sr. Celito Jose Ceni, onde é possível ver que ele chegou a Chopinzinho em 1951, aos 3 anos de idade, estudou no Colégio Santa Gertrudes e Ginásio São Francisco de Assis, fez  medicina na Faculdade Evangélica de Curitiba e Especialização em Pediatria no Hospital Evangélico de Curitiba. Participou do Projeto Rondon, na cidade de Ribas do Rio Pardo, Mato Grosso. Além de vários outros cursos de formação acadêmica e atividades realizadas nas comunidades carentes de Curitiba. Retornou para Chopinzinho, em 1985, onde fundou, com a sociedade de Chopinzinho, o hospital Policlínica Chopinzinho. Foi médico do posto de Saúde no município de 1985 a 2013, atuando também como médico da família no Bairro Nossa Senhora Aparecida e médico responsável pelos doentes com hanseníase no município. Também participou da política no município, exercendo a vereança na Legislatura de 1997 a 2000.

Já na mensagem anexa ao projeto nº 064/2019, consta que o Sr. Geraldo Sulzbach, nasceu em 1950, no Rio Grande do Sul, quando criança, mudou-se para Marechal Cândido Rondon em 1957, onde iniciou a escola, concluindo o segundo grau em Ponta Grossa. Em 1972, foi aprovado para o curso de Medicina na UFPR, formando-se médico em 1977. Em janeiro de 1978, assumiu o Hospital de Entre Rios, em Guarapuava, onde trabalhou por sete anos. No ano de 1985, iniciou negociação para a compra do Hospital Santa Maria do Dr. Alairton em Chopinzinho. Com isso, foi fundada a Policlínica Chopinzinho, em sociedade anônima com membros da comunidade local, como Sr. Sabino Ceni, Sr. Carlos Cenci, Dr. Miguel Belmonte, entre outros. As atividades do novo hospital iniciaram em 01/04/85. Onde colaboraram, no início, de modo decisivo, o Dr. Julio Sfredo e Dr. Miguel Belmonte. Aos poucos se formou uma pequena equipe com o Dr. Werner Schwambach e sua esposa Dra Lucia, Dr. Ivan Zuconeli, Dra Ana Rita e especialistas como oftalmologista, urologista, ortopedista, que vinham colaborar em dias determinados. Recentemente, veio o Dr. Riad Maicà Qader, integrar à equipe, como ginecologista-obstetra. Em 1998, participou do processo de fusão dos dois hospitais em Chopinzinho, Hospital Santo Antônio e Policlínica Chopinzinho, integrando às equipes de profissionais. Atuou como médico generalista em Guarapuava e Chopinzinho até a fusão dos hospitais, quando com a equipe mais estruturada com especialidades, passou a restringir-se a clínica médica. Após, realizou curso de pós-graduação em geriatria, na PUC de Porto Alegre, concentrando sua atenção nos idosos. Exerceu a função de Diretor Clínico em Guarapuava e na Policlínica Chopinzinho até 1993, quando assumiu como Diretor do Departamento de Saúde de Chopinzinho por 4 anos, voltando à direção do hospital após a fusão. Atuou como palestrante em escolas da rede municipal e estadual de Chopinzinho, Clube do Vovô, Casa de Formação da Agricultura, Departamento de Saúde e de Assistência Social e em campanhas de prevenção de parasitoses, doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, prevenção de câncer e envelhecimento saudável.

 
 
     
 
Rua Diogo Antonio Feijó, 4073
Centro - 85.560-000
Chopinzinho - Paraná
Última atualização: 1/7/2019 11h15min
 
   
  NOTÍCIAS
  LEGISLAÇÃO
  VEREADORES
  LICITAÇÕES
  CONTATO
   
  Horário de Atendimento:
  Segunda à Sexta: 08h00 às 11h30 e 13h30 às 17h30
   
   
  (46) 3242 - 1686
  cmch@brturbo.com.br
  Desenvolvido por: PB Agencia Web