Programa vai incentivar o hábito da leitura junto às Famílias rurais chopinzinhenses

28 de junho de 2010
Em uma iniciativa da Casa Familiar Rural, Chopinzinho inaugurou na semana passada o Programa de Bibliotecas Rurais Arca da Letras. Esta iniciativa foi coordenada pelo Presidente da Casa Familiar, o Vereador Andre Ghidin que anunciou o recebimento de cinco mini biblilotecas com 200 exemplares cada para o municpio. O prximo passo ser iniciar uma campanha para que a doao de obras literrias s Arcas. Esta iniciativa vai possibilitar ampliao do acervo das bibliotecas, que tem o objetivo principal de oferecer maiores opes de leitura as famlias, garantiu.

As bibliotecas sero instaladas junto s comunidades em um local de acesso a todos. Vamos trabalhar com um sistema de rotatividade com as Arcas. Cada biblioteca dever ficar em torno de 60 dias por comunidade rural, assim conseguiremos levar o projeto a todas as famlias que residem na rea rural de nosso municpio. Agimos desta forma para democratizar o projeto oferecendo a todos, condies iguais de acesso as obras literrias, comentou Andr Ghidin.

O Vereador lembrou ainda, que a juventude est nas escolas e tem contato com a leitura, mas os pais, as mes, e, os jovens que j saram da escola ficam afastados dos livros. Ns sabemos que o hbito da leitura possibilita as pessoas de desenvolver senso crtico e oferece mais sensibilidade para tratar de questes cotidianas, disse.
O trabalho ser coordenado pelos Agentes de Leitura que so pessoas que vo executar um trabalho de orientao e divulgao dos materiais, fazendo inclusive o emprstimo e recebimento das obras literrias, explicou Andr Ghidin.

As bibliotecas foram adquiridas pela Casa Familiar Rural em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura e de Educao, atravs do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio (MDA).