Projeto de Lei aprovado em 1ª votação institui o Dia Municipal do Idoso em Chopinzinho

13 de setembro de 2010
O Projeto de Lei aprovado em 1 Votao pela Cmara Municipal de Vereadores de Chopinzinho institui a criao de uma data comemorativa especfica para o Dia Municipal do Idoso.

O Projeto de autoria da Vereadora Neide Pasquali em conjunto com o Vereador Leonides Moser e teve aprovao unnime em sua 1 votao realizada na 30 Sesso Ordinria realizada na quarta-feira, 08.

Na ocasio, o Vereador Moser lembrou que este um dia especial que merece ter uma comemorao especfica, principalmente porque expressivo o nmero de idosos em nosso municpio.

Neide Pasquali explicou que todo ano existe uma dvida com relao data adequada para esta comemorao. A nvel mundial estabelecido como Dia do Idoso, o dia 27 de setembro, e temos uma Lei Federal que institui o dia 1 de outubro, portanto achamos importante que o municpio estabelea uma data especfica para nortear os dias de comemorao ao Idoso, disse.

De acordo com a Vereadora, esta seria uma data especial para pensar sobre as questes pertinentes ao idoso, promovendo, inclusive, um chamado nossa sociedade para que faa uma mobilizao e uma concentrao de esforos coletivos voltadas ao bem estar das pessoas da terceira idade.

Nossa proposta de instituir o dia 1 de outubro como o Dia Municipal do Idoso e principalmente que esta comemorao no seja esquecida por parte do poder pblico na realizao de eventos de mobilizao de toda a sociedade. A idia realizar uma mobilizao com todos os setores de atendimento como sade, esporte, assistncia social, educao, enfim todos os setores relevantes para oferecer aos idosos um dia de interao voltado exclusivamente s pessoas da terceira idade, garantiu Neide.

A Vereadora Neide Pasquali concluiu afirmando que todas as iniciativas que vem sendo tomadas no tocante rea do idoso tem o objetivo de conquistar um maior respeito, valorizao e considerao aos idosos chopinzinhenses. Nossa iniciativa tem o foco inclusive de chamar a ateno das pessoas da terceira idade que ainda no fazem parte de aes e movimentos de discusso e mobilizao dos direitos dos idosos, disse.
O PLei n 110/2010 ser submetido 2 votao pela Cmara Municipal de Vereadores de Chopinzinho na prxima tera-feira, 14.