Reciclagem foi novamente tema de debate entre os vereadores chopinzinhenses

20 de setembro de 2010
Foi aprovado em 1 Votao pela Cmara Municipal de Chopinzinho, o Projeto de Lei n 117/2010 que autoriza o Executivo Municipal a conceder Cesso de Uso de Bem Mvel e Imvel O. S. M. Reciclagens.

O Projeto de Lei teve aprovao unnime durante a 31 Sesso Ordinria realizada na tera-feira, 14, e colocou novamente em pauta a questo do incentivo prtica da separao domiciliar do lixo.

O primeiro a se pronunciar foi o Vereador Andr Guidin que disse ser favorvel aprovao do projeto porque sua execuo coloca disposio do municpio um servio de grande importncia. Esta empresa ser responsvel pela separao do lixo reciclvel e do lixo orgnico junto ao aterro sanitrio. Esta medida favorvel empresa porque ir comercializar o lixo reciclvel coletado, e beneficia nosso municpio porque vai aumentar significativamente a vida til do nosso aterro sanitrio, disse.

Na ocasio, o Vereador Jurandir Martinelli posicionou-se favorvel aprovao do Projeto e aproveitou a oportunidade para mencionar uma questo que, segundo o mesmo, tem preocupado os moradores do bairro Cristo Rei. Fui procurado por moradores prximos ao local de funcionamento do antigo britador que agora funciona a usina de asfalto, eles queixaram-se do fato de que algumas pessoas tem depositado lixo inadequado no local, como caixas de remdios, lixo reciclvel e at mesmo entulhos. Precisamos resolver esta questo para que no tenhamos no futuro um lixo dentro do municpio, comentou. Martinelli concluiu lembrando que a conscincia popular com relao separao domiciliar do lixo muito importante para que este tipo de situao no ocorra em nossa cidade.

De acordo com Neide Pasquali a execuo deste projeto mais um passo dado pela municipalidade para alcanar uma melhor organizao da coleta e o destino final do lixo em Chopinzinho. Segundo a Vereadora, atualmente a maior preocupao com relao ao lixo que pode ser reciclado e que ainda no est sendo aproveitado de forma integral. Acredito que o municpio j fez um trabalho muito significativo nesse sentido e agora mais um passo est sendo dado para que os pontos que ainda merecem ateno tenham as medidas cabveis tomadas, disse.

Rogrio Masetto lembrou que existe uma campanha permanente de conscientizao da populao para que a separao domiciliar ocorra de fato em nosso municpio, mas como esse no um hbito de todas as residncias chopinzinhenses, ocorre que ainda existe a necessidade de fazer a separao do lixo no aterro sanitrio. Muito em breve o municpio estar fazendo o processo de compostagem para a produo de adubo, e esse fator reduzir consideravelmente a quantidade de lixo no aterro sanitrio aumentando sua vida til, disse.