Vereadora Neide Pasquali propõe a realização da Festa do Leite em Chopinzinho

27 de setembro de 2010
Uma indicao feita pela Vereadora Neide Pasquali quer evidenciar atravs da realizao de um evento anual uma das maiores potencialidades do municpio de Chopinzinho. Nos ltimos anos o municpio vem se destacando por alcanar o primeiro lugar na produo de leite da regio.

Na ltima sesso ordinria da Cmara Municipal de Chopinzinho, realizada na tera-feira, 21, a Vereadora Neide Pasquali realizou uma Indicao pedindo que o Poder Executivo estude a viabilidade de realizar anualmente a Festa do Leite. Segundo a mesma, esse evento pode ser realizado atravs de articulao com instituies e empresas da rea, de fomento e desenvolvimento do setor.

Na ocasio, Neide Pasquali disse que habitual que os municpios realizem eventos que evidenciem suas potencialidades, e a realizao do evento proposto, leva em conta a expressividade do leite como produto econmico e social no municpio, considerando tambm que Chopinzinho destaque regional e estadual no setor de produo de leite.

A Vereadora comentou ainda que Chopinzinho alm de ser o maior produtor de leite do sudoeste paranaense, desenvolve polticas pblicas que no so desenvolvidos em outros locais do Brasil, como a instalao do laboratrio de combate a brucelose e tuberculose, e tambm a criao de uma Lei Municipal, que cria um fundo de amparo aos produtores no caso da necessidade de abate de animais contaminados por este tipo de doenas. Neide lembrou, no entanto, que o municpio tem realizado eventos com foco no leite, porm realizado geralmente em conjunto com a Expochopim, e o setor do leite acaba recebendo pouca visibilidade.

Segundo Neide Pasquali, esta festa seria realizada com o objetivo de estar difundindo mais esta atividade no municpio, de buscar mais conhecimento e novas tecnologias, estimular a apresentao e comercializao dos produtos e identificao de novos consumidores. Aliado a este fator, poderemos avanar na parte de produo de outros derivados do leite, como a produo de queijos e demais derivados. Por isso importante a parceria com demais entidades como o SENAR, SEBRAE, EMATER que far a parte da capacitao das famlias rurais na execuo destas novas atividades propostas. Este fator poder inclusive estimular o empreendedorismo da mulher rural, com nova atividade de gerao de renda, visto de termos mulheres com bom potencial e interesse para tal, argumentou.

Vanessa Brugnera