Vereadores pedem que seja feito o alargamento do acostamento em alguns trechos das rodovias

04 de novembro de 2010
Falta de espao para transitar tem dificultado o trabalho dos agricultores e resultado na aplicao de multas pela Polcia Rodoviria

O vereador Rogrio Masetto apresentou na sesso ordinria de quarta-feira, 3, uma questo polemica que tem causado transtorno aos agricultores chopinzinhenses. A Indicao que recebe o apoio dos Vereadores Andr Ghidin e Leonides Moser pede que o Departamento de Estradas e Rodagem - DER e/ou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT que estudem alternativas de alargar o acostamento em alguns trechos das rodovias que apresentam maior trfego de mquinas agrcolas.

O autor da Indicao, Rogrio Masetto disse em entrevista a imprensa, que foi procurado por muitos agricultores que tem sido multados pela Policia Rodoviria. Infelizmente em alguns locais da rodovia impossvel que o agricultor trafegue sem acabar utilizando parte da via, devido principalmente a falta de acostamento. Anteriormente buscamos estabelecer contato com a Polcia Rodoviria para que houvesse alguma tolerncia com relao ao trafego de mquinas, porque entendemos a necessidade dos agricultores de trabalhar em suas lavouras, mas de um tempo as multas tem sido recorrentes o que levou muitos agricultores a buscar auxlio junto ao Legislativo Municipal, disse. O Vereador disse ainda que uma soluo alternativa deve ser estudada para sanar o problema. Convidamos inclusive os representantes do DER e o DNIT para participar de uma Sesso Ordinria para discutir o assunto e levantar hipteses para a aplicao de um plano de aes neste caso, disse.

Segundo a Indicao apresentada, o pedido justifica-se devido nesta poca do ano o trnsito de mquinas agrcolas aumentarem nas rodovias por conta da colheita e plantio da safra, em alguns casos mesmo usando o acostamento, parte das estruturas das mquinas invadem a pista dificultando o trnsito, aumentando o risco de acidentes com outras pessoas que utilizam as estradas.

Na ocasio, o Vereador Andre Ghidin lembrou que a preocupao com a segurana dos agricultores uma questo recorrente na Cmara Municipal, tendo sido encaminhado anteriormente uma Indicao solicitando que o DER faa o acostamento no trecho de rodovia do posto da Policia Rodoviria at ao Distrito de So Francisco. Esperamos ter um retorno sobre este pedido, que importante para oferecer segurana aos agricultores, at o final do ano, disse.

Vanessa Brugnera
Assessora de Imprensa