Vereadores debatem sobre averbação de reservas legais e o cancelamento do crédito rural aos agricultores

16 de fevereiro de 2011
A Cmara Municipal de Chopinzinho retomou suas atividades na ltima tera-feira, 15, promovendo um importante debate sobre a situao de cancelamento do crdito rural aos agricultores que no realizaram a averbao da rea de reserva legal em suas propriedades.

O assunto foi colocado em pauta atravs de um Requerimento de autoria do Vereador Rogrio Masetto, que convida o Gerente do Banco do Brasil para participar de uma Sesso na Cmara Municipal. O intuito de promover um momento de discusso sobre o assunto e com isso receber mais informaes sobre a legislao. A urgncia sobre esta questo decorre do fato do Banco do Brasil passar a exigir a partir do dia 12 de junho, o registro, em cartrio, das reservas legais previstas no Cdigo Florestal para a concesso de financiamentos agrcolas, comentou.

Para Rogrio Masetto a discusso necessria, para que se consiga chegar a um consenso sobre as mudanas no Cdigo Florestal. No somos contra preservar o meio ambiente, alis, consideramos a gua a fonte de vida da propriedade, mas no consideramos justo que a legislao seja aplicada de forma a prejudicar nossos agricultores afirmou.

Rogrio disse ainda que atualmente mais de 70% dos agricultores chopinzinhenses acessam linhas de crdito para o custeio agrcola e o financiamento para a aquisio de mquinas e equipamentos. Acontece que o cancelamento do crdito poder fazer com que metade das reas do municpio no sejam plantadas. A situao dever ser semelhante em todo o Estado, tendo em vista que 64% das propriedades agrcolas do Paran ainda no realizaram a averbao da rea de reserva legal, disse. Masetto complementou lembrando que esta questo deve preocupar no apenas os agricultores, mas tambm toda a sociedade chopinzinhense visto que a situao vivenciada no setor rural interfere diretamente no comrcio local.

O Requerimento recebeu o apoio do Presidente Antonio De March e dos Vereadores, Neide Pasquali, Andr Ghidin, Wisland Schneider, Leonides Moser, Paulo Minuzzi e Vanderlei Carlos Verdi.

Assessora de Comunicao