Novo incentivo a micro empresa foi aprovado em 1ª votação pela Câmara Municipal

24 de fevereiro de 2011
Os Vereadores Chopinzinhenses votaram na ultima tera-feira, 23, um Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a fazer Concesso de Direito Real de Uso de imvel urbano para Judite Salete Fornari de Lara, Micro Empreendedora Individual, como forma de incentivo ao Desenvolvimento Econmico do municpio.

Durante a Sesso Ordinria o Vereador Rogrio Masetto explicou que o terreno em questo havia sido doado em concesso a outra empresa que acabou por no utilizar o espao e o devolveu ao municpio. A partir desta questo, um novo projeto de Lei repassa o terreno como forma de incentivo a outro micro empresrio, neste caso atendendo a um segmento que tem ganhado grande visibilidade nos ltimos anos em Chopinzinho que o das pedras ametistas. bom lembrar que possumos uma grande quantidade de jazidas, cuja qualidade das pedras comprovadamente muito boa, e a idia de comercializar este produto em nossa cidade pode ser uma questo financeira muito vivel, afirmou.

Neide Pasquali lembrou que esta uma atividade de explorao econmica que vem sendo realizada h menos de uma dcada em Chopinzinho, e que at ento estava focada mais na parte do garimpo. Neste momento estes micros empresrios sentem a necessidade de estar transformando seus produtos e conseguindo com isso agregar mais renda sua atividade.

A Vereadora disse ainda que tem conhecimento de que a empresa atua j h algum tempo no setor de pedras ametistas e inclusive est devidamente constituda e gera dois empregos fora da famlia, mas neste momento a dificuldade se concentra na questo da comercializao do produto. fato que a empresa tendo uma sede prpria facilita o desenvolvimento e sucesso da atividade, bem como faz com que a divulgao do produto seja ampliada, conseguindo inclusive ampliar seu mercado consumidor, comentou.

Cooperativa

Com relao ao funcionamento da Cooperativa de Pedras Ametistas do Sudoeste do Paran (Copasp) que foi instituda h alguns anos e recebeu grande incentivo do poder pblico municipal, o Vereador Vanderlei Carlos Verdi realizou um convite aos membros da Diretoria da Cooperativa para que compaream Cmara Municipal. Acredito que podemos receber um breve histrico para que esta Casa de Leis possa verificar qual a situao em que se encontra esta organizao. claro que vemos com bons olhos esta iniciativa, mas tambm gostaramos de saber como vai esta organizao coletiva que sabemos tem um grande potencial de crescimento, disse.

Seguindo uma linha similar de raciocnio, o Vereador Jurandir Martinelli lembrou que o municpio tem batalhado para fazer com que o setor de pedras ametistas receba a ateno e os investimentos necessrios para impulsionar o segmento em Chopinzinho. Sabemos que nos ltimos anos estes investimentos resultaram inclusive no desenvolvimento de um grande projeto, que culminou na aquisio de maquinrios. Consideramos importante que a situao da Cooperativa seja apresentada, rediscutida e as atividades da Copasp sejam retomadas. Votamos favorvel aprovao deste projeto que beneficia uma empresa de pedras ametistas, mas tambm desejamos ver o setor com o mesmo impulso e visibilidade que alcanamos anteriormente, concluiu.

Assessora de Comunicao