Tráfego de máquinas agrícolas em rodovias foi debatido

16 de junho de 2011
A convite dos Vereadores Chopinzinhenses, o Sargento Isacar, responsvel pela Polcia Rodoviria Estadual, compareceu Cmara Municipal para debater sobre a questo do trfego de mquinas agrcolas em rodovias Estaduais e Federais.

A iniciativa de colocar este tema em discusso partiu do Vereador Rogrio Masetto que afirmou que seguidamente os agricultores solicitam mais informaes sobre o assunto, e muitos deles gostariam de que um caminho alternativo seja providenciado, para justamente, evitar a exposio situaes perigosas, disse.

Ao fazer uso da Tribuna, o Sargento fez questo de esclarecer que o procedimento adotado pela Policia Rodoviria de fazer cumprir o cdigo de trnsito, mas sempre adotando uma postura tolerante, de esclarecimento e orientao aos agricultores. O cdigo de trnsito muito claro e probe o trfego de mquinas agrcolas em rodovias, sendo este realizado apenas atravs do transporte em caminhes. Porm, sabemos que o trfego nesta regio muito intenso, por isso abrimos algumas excees e permitimos que isso acontea desde que em trajeto pequeno, e seja realizado com batedores e toda a sinalizao adequada para evitar qualquer tipo de acidentes, disse.

Isacar comentou ainda, que existe em alguns casos, abuso por parte dos agricultores. muito freqente encontrarmos mquinas nas rodovias noite, situao que extremamente proibida mesmo com a presena de batedores, tambm j encontramos menores de idade em cima das mquinas, ou ainda, identificamos o trfego de mquinas de grande porte ocupando no apenas parte da rodovia, mas quase toda a pista. Ento temos que pensar as coisas de uma forma ampla, considerando no apenas as necessidades de trabalho dos agricultores, mas tambm a segurana de todas as pessoas que transitam por nossas rodovias, salientou.

Questionado pelo Vereador Masetto sobre a quem recai a culpa em caso de acidentes de trnsito, o Sargento Isacar garantiu que o proprietrio da maquinrio agrcola ser responsabilizado. No existe defesa em caso de acidente. As Leis de trnsito so claras. As excees acontecem devido s caractersticas de nossa regio que essencialmente agrcola, mas em caso de acidente o cdigo de transito ser adotado em sua totalidade, garantiu.

Assessora de Comunicao