Vereadores aprovam participação do município no Consórcio que garante o serviço do SAMU-192

13 de julho de 2011

Foi aprovado em 1 votao o Projeto de Lei n 084/2011 vai viabilizar a implantao do Servio de Atendimento Mvel de Urgncia, SAMU-192, em Chopinzinho.

O Projeto de Lei que foi aprovado de forma unnime pelos Vereadores, autoriza o municpio a ratificar participao no Consrcio Intermunicipal da Rede de Urgncias do Sudoeste do Paran - CIRUSPAR.

De acordo com o Vereador Rogrio Masetto, a implantao do programa fundamental para um eficaz atendimento de urgncia, principalmente, porque o SAMU se caracteriza pelo servio 24 horas que gratuito a toda populao. O projeto ser desenvolvido com a participao das esferas, Federal e Estadual, que so responsveis pela destinao de recursos para aquisio de equipamentos e infra-estrutura necessria, e pelo poder pblico municipal que far investimentos mensais para a manuteno dos servios. Em Chopinzinho, os recursos destinados ficaro em torno de R$ 10.000,00 mensais, comentou.

Segundo informaes fornecidas pelo Ministrio, o programa tem o objetivo de atender todo enfermo, ferido ou parturiente em situao de urgncia ou emergncia, e transport-los com segurana e acompanhamento de profissionais da sade at o nvel hospitalar do sistema. Alm disto, intermedia atravs da central de regulao mdica das urgncias, as transferncias inter-hospitalares de pacientes graves, promovendo a ativao das equipes apropriadas e a transferncia do paciente.

Rogrio Masetto lembrou ainda, que Chopinzinho um dos primeiros municpios da regio a colocar em votao e aprovao pela Cmara Municipal o Projeto de Lei que autoriza a participao no consrcio. O desenvolvimento servio prestado pelo SAMU vai depender da aprovao de todas as cidades que fazem parte do CIRUSPAR.

O Projeto de Lei foi votado na tera-feira, 12, durante a realizao do 22 Sesso Ordinria da Cmara Municipal de Chopinzinho e passar por nova apreciao ainda nesta quinta-feira, 14.

Reunio tcnica

Ainda na sexta-feira, 8, o Presidente da Cmara Municipal de Chopinzinho, Antonio De March e o Vereador Vanderlei Verdi, estiveram participando de uma reunio tcnica organizada pela Associao das Cmara Municipais do Sudoeste (Acamsop), em Pato Branco.

O objetivo do encontro foi de repassar aos Vereadores informaes sobre a criao do consrcio que vai gerir os recursos do Servio de atendimento Servio Mvel de Urgncia e Emergncia (Samu) na regio e tambm sobre o desenvolvimento das atividades. A sede do SAMU que ir atender toda a regio ficar na cidade de Pato Branco.

Vanessa Brugnera
Assessoria de Comunicao