Conselho Municipal dos Direitos da Mulher será constituído em Chopinzinho

14 de julho de 2011
As mulheres chopinzinhenses lotaram a Cmara Municipal de Vereadores para acompanhar a votao em 1 instncia de um Projeto de Lei que determina a criao do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Estiveram presentes lideranas e representantes de todos os setores: agricultoras, servidoras domsticas, trabalhadoras na indstria, no comrcio, empresrias, servidoras pblicas e estudantes.

A autora do Projeto, Vereadora Neide Pasquali, explicou que a proposta institui um quadro de 24 mulheres, com ampla representatividade junto sociedade chopinzinhense. Este Conselho ser constitudo levando em considerao a representatividade das mulheres presentes em todos os segmentos da sociedade, tendo assim uma grande capacidade de suporte com relao aplicao das polticas pblicas do municpio, apoio e sensibilizao das classes trabalhadoras. Este conselho ter maior legitimidade de representao com relao s necessidades presentes no cotidiano das mulheres, conseguindo atuar na elaborao de propostas eficazes e que resultem em maior qualidade de vida para o pblico feminino, argumentou.

Questes prioritrias

O Conselho Municipal dever inicialmente atuar na identificao dos problemas mais recorrentes na rea da mulher. Questionada sobre os assuntos que podero ser vistos como prioritrios, Neide Pasquali, lembrou que alguns problemas so recorrentes e nem sempre so facilmente identificados, como o caso da violncia domstica, a discriminao, falta de respeito e de valorizao da mulher, neste caso, o Conselho dever estudar propostas de atuao eficazes, porque esta uma situao bastante incidente e que, infelizmente, muitas mulheres sofrem caladas, observou.

Neide observou ainda, que o Conselho Municipal ir deliberar sobre questes pertinentes as mulheres observando a rea em que esto inseridas. As diferenas so ntidas e decorrem da rotina diria de cada mulher, mas fato que todas precisam de ateno especial e direcionada a sua realidade. No setor rural nossas mulheres so o principal suporte familiar e precisam melhorar opes e condies de gerao de renda, alm ter maior qualidade de vida e satisfao em viver no campo. Assim como as mulheres trabalhadoras da rea urbana tambm possuem suas especificidades e requerem considerao. O Conselho deve atuar apontando na definio e adoo das polticas pblicas de amplitude a mulher sejam na sade, educao, cultura, esporte, lazer, meio ambiente, social, trabalho, negcios e desenvolvimento sustentvel, que viro atender as demandas e realidades existentes, afirmou.

Representatividade

Outro ponto positivo apontado pela Vereadora Neide Pasquali o aumento da participao feminina nos quadros poltico, econmico e social de Chopinzinho. O Conselho Municipal atuar para que os direitos da mulher sejam respeitados, de forma a inserir suas representantes em contextos de maior expressividade no que diz respeito ocupao de cargos de comando e posies de deciso em nossa sociedade, efetivando-se a igualdade, a valorizao e capacidade das mulheres de Chopinzinho explicou.
O Projeto de Lei n 079/2011 passar por nova apreciao nesta quinta-feira, 14, em Sesso Extraordinria.

Vanessa Brugnera
Assessoria de Comunicao