Vereadores voltam a falar sobre volume do som nas propagandas de rua

30 de novembro de 2011
Uma questo que h algum tempo vem perturbando os comerciantes e a populao chopinzinhense em geral foi colocada novamente em discusso pela Cmara Municipal de Vereadores de Chopinzinho. O excessivo barulho provocado pelas propagandas de rua e a falta de fiscalizao foram apontados novamente pelos Vereadores durante a 42 Sesso Ordinria, ocorrida na tera-feira, 29.

A Indicao n 168, de autoria dos vereadores Paulo Minuzzi, Rogrio Masetto, Lenides Moser, Antnio De March, Wisland Schneider, Vanderlei Verdi e Damiano Szymczak, solicita que a Secretaria de Finanas atravs da Diviso de Fiscalizao, informe quais empresas so autorizadas por alvar para fazer propaganda de rua.

Em sua fala, o Vereador Masetto, observou que no passado esta questo j havia sido discutida e o municpio, partindo das reclamaes populares, optou por fazer a aquisio de um decibelmetro, aparelho que mede a freqncia do som, justamente para evitar que excessos ocorressem por parte das empresas que fazem uso deste tipo de publicidade.

Complementando as palavras de Masetto, o Vereador Paulo Minuzzi disse ter recebido reclamaes e ter observado que algumas empresas que extrapolam o volume preconizado como permitido para propaganda de rua so de municpios vizinhos, e, portanto, no possuem alvar para divulgao de suas atividades comerciais nas ruas de Chopinzinho.

Mediante aos fatos apresentados pelos Vereadores, a Indicao tambm orienta a Secretaria que emita um oficio avisando as referidas empresas para o fiel cumprimento do contido nas Leis Municipais n 2.116/2006 Cdigo de Posturas e 2.292/2008 Controle da Poluio Sonora, tendo em vista a reclamao de maioria dos comerciantes sobre som muito alto em horrios freqentes.

Assessora de Comunicao