O recém-criado cargo Mãe Social vai contratar três pessoas para trabalhar na Casa Lar

27 de fevereiro de 2012
Foi aprovado em 2 votao pela Cmara Municipal de Vereadores de Chopinzinho um Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a contratar trs pessoas para ocupar o cargo de Me Social junto Casa Lar.

A funo principal deste profissional, estabelecido por Lei, ser de propiciar o surgimento de condies prprias de uma famlia, orientando e assistindo os menores colocados sob seus cuidados. Alm disso, as mes sociais contratadas devero residir na Casa Lar, recebendo folgas no sistema de revezamento.

O Projeto de Lei Complementar n 002/2012, que cria o cargo de Me Social foi encaminhado pelo Executivo Municipal atravs da Secretaria de Assistncia Social, foi aprovado pelos Vereadores durante a realizao da 1 Sesso Ordinria de 2012, ocorrida na quarta-feira, 22.

Casa Lar
A Casa Lar atende crianas e adolescentes, entre 0 a 18 anos, que estejam em medida protetiva, ou seja, quando constatada a necessidade de afastamento da famlia de origem para a preservao de integridade fsica e psicolgica. A criana encaminhada ao abrigo, onde poder receber os cuidados e condies favorveis ao seu desenvolvimento saudvel.

O servio procura ainda organizar ambiente prximo de uma rotina familiar, proporcionando vnculo estvel entre o educador/cuidador residente e as crianas e adolescentes atendidos, alm de favorecer o convvio familiar e comunitrio dos mesmos, bem como a utilizao dos equipamentos e servios disponveis na comunidade local, atendendo a todas as premissas do Estatuto da Criana e do Adolescente, especialmente no que diz respeito ao fortalecimento dos vnculos familiares e sociais e oferecimento de oportunidades para a (re)insero na famlia de origem ou substituta.

Consta ainda no Projeto que os profissionais selecionados para atuar como Mes Sociais devero passar por um processo de capacitao com metodologia participativa.

A Casa Lar atua no municpio atendendo um nmero mximo de 10 crianas e adolescentes.

Em breve a Administrao Municipal dever iniciar o processo seletivo para a contratao dos trs profissionais que iro atuar como Mes Sociais em Chopinzinho.

Assessoria de Comunicao