Município fará o repasse financeiro para a manutenção das atividades da Associação de Vovôs

12 de abril de 2012

Membros da diretoria da Associao Chopinzinhense de Vovs (ACV) estiveram presentes durante a 8 Sesso Ordinria da Cmara Municipal, ocorrida na tera-feira, 10. Na ocasio, os Vereadores aprovaram um projeto de lei que autoriza a Administrao Municipal a fazer um repasse financeiro no valor de R$ 12.000,00, como contribuio para a entidade.

Este repasse realizado pelo municpio anualmente. O projeto foi colocado em votao pelo Legislativo Municipal, devido a uma mudana de redao feita pela Administrao em decorrncia de uma orientao do Tribunal de Contas.

Na ocasio, os Vereadores foram unnimes em apontar o excelente trabalho realizado pela Diretoria da Associao de Vovs, representada pela Presidente Diva Ceni Roncaglio e pela Vice-Presidente Acuerina Kalinoski, que tem oferecido uma srie de benefcios para a sade dos idosos.

O incentivo financeiro tem o objetivo de auxiliar as aes de lazer e bem-estar s pessoas idosas desenvolvidas pela Associao de Vovs, que possui atualmente mais de 500 associados.

Benefcios

Estudos apontam que as pessoas na terceira idade perdem um pouco o interesse por atividade de lazer. A ACV contribui justamente com a realizao de atividades voltadas ao bem-estar dos Vovs, como bailes, passeios e viagens.

Com as atividades de lazer, o idoso se mantm fisicamente e intelectualmente ativo, e isso importante para evitar as doenas mais comuns desta faixa etria. Neste caso, os benefcios so inmeros e atuam em aspectos fsicos, mentais e emocionais.

Do ponto de vista fsico, o lazer pode propiciar fortalecimento do sistema imunolgico e uma melhora da mobilidade, flexibilidade, equilbrio corporal e fora muscular. No aspecto mental, vo melhorar a memria, o raciocnio e a velocidade do funcionamento e do metabolismo cerebral como um todo. J no aspecto emocional, ocorrem a diminuio da tendncia ao isolamento e depresso, atravs de uma melhora nos relacionamentos interpessoais, com a possibilidade de formao de uma ampla rede social e de amigos.

Assessora de Comunicao