Município irá construir moradias para pessoas com dificuldade de acesso aos Programas Federais

18 de abril de 2012
Um projeto que vai destinar fundos para a construo de moradias para pessoas carentes foi votado em regime de urgncia, pela Cmara Municipal de Chopinzinho na noite de tera-feira, 17.

Na ocasio, o Vereador Rogrio Masetto explicou que os recursos que sero utilizados para a execuo deste novo projeto so oriundos do Fundo Municipal de Habitao Rural e que agora ser destinado ao atendimento de pessoas que no conseguem acessar os programas do Governo Federal.

De acordo com Masetto, o Fundo Municipal foi criado em 1998 com o objetivo de promover o financiamento e a reforma de casas do meio rural, porque naquela poca no existia nenhum programa Federal ou Estadual com este fim. Com o passar dos anos, o Programa Minha Casa Minha Vida foi criado e atualmente atende tanto a populao urbana quanto a rural. Como esta demanda foi atendida, a Administrao ir utilizar o valor existente no fundo para a construo de moradias para pessoas carentes. Vale lembrar que este Programa Federal parcialmente subsidiado e consequentemente as famlias mais carentes no conseguem o encaixe, afirmou.

O valor existente no Fundo de R$ 44.000,00 e com a aprovao do Projeto de Lei n 040/2012 ficar disposio da Secretaria de Planejamento para a execuo do novo projeto de atendimento populao carente. Acredito que este valor no ser suficiente para atender a toda a demanda que existe no municpio, mas a atitude da Administrao nobre e muito importante para a populao, observou o Vereador.

Paralela a esta iniciativa, o Poder Executivo desenvolve um programa de financiamento de construo e reformas habitacionais. Nesta ao, so atendidos produtores com renda bruta inferior a R$ 10.000,00/ano. Neste processo, o produtor recebe para a execuo da obra, o valor equivalente a R$ 25.000,00, deste montante apenas R$ 1.000,00 ser devolvido o restante do valor subsdio. Na ltima etapa do programa habitacional, que conta com a parceria da Caixa Econmica Federal, foram atendidas 40 famlias.

Assessora de Comunicao