Legislativo economiza 10 milhões

05 de setembro de 2013
Virou moda no Brasil a devoluo de verbas pelo Poder Legislativo, mas j faz muito tempo que na cidade de Chopinzinho os vereadores primam pela economia no Poder Legislativo. Os nmeros impressionam por que mais de 68% da verba da Cmara economizada. Nos ltimos sete anos so mais de R$ 10 milhes de reais que foram transformados em asfalto, programas educacionais, exames de alta complexidade e investimentos que trazem retorno sociedade. Os nmeros envolvem trs legislaturas, entretanto, o contabilista da Casa de Leis Zair Dalvesco confirma que fazem mais de 15 anos que o Legislativo Municipal mantm esse percentual de gasto. "A forma com que o Legislativo e o Executivo trabalham est comprovado nesses nmeros que se prioriza o que fundamental. Esse estilo de trabalho no abrimos mo, afinal ele faz a diferena. O que possvel de se economizar, poupado, graas ao dilogo e a proximidade das duas casas: Executivo e Legislativo", disse o Prefeito Leomar ao avaliar os nmeros.
Os trs ltimos presidentes do Legislativo Rogrio Masetto, Antonio De March e Amarildo Secco confirmam que todos os dias a vereadores e servidores trabalham e gastam estritamente o necessrio. A Cmara de Chopinzinho tem quatro funcionrios concursados e dois assessores, com uma estrutura extremamente enxuta, manteve o nmero de nove vereadores, poderiam ser 11 cadeiras. Os vereadores no tem carro oficial, no tm assessores particulares, verba de gabinete, celulares e outras regalias que possvel encontrar em muitas cmaras paranaenses. Ns sempre tivemos dois pilares para trabalhar, cuidado com o dinheiro pblico e valorizao do vereador. Pode procurar, dificilmente encontrar uma Cmara que por tanto tempo economiza e atravs dessa economia consegue contribuir para que a cidade tenha uma boa sade financeira para atender a populao com sade, educao e obras dirias, diz Rogrio Masetto Presidente em da 11 Legislatura. A funcionria Anastcia Olivo Braga conta que na cozinha, assim como nos produtos de limpeza h economia assim poderemos manter a Cmara limpinha e termos sempre produtos para podermos trabalhar. O atual Presidente afirma que a economia um bem que os vereadores fazem a cada chopinzinhense. comum encontrarmos presidentes que antecipam essas verbas devoluo, mesmo assim esse dinheiro fica parado no Legislativo, em Chopinzinho isso no acontece aqui ns queremos que o dinheiro pblico seja aplicado imediatamente. Por isso, j se tornou cultura proporcionar essa economia aos cofres municipais, adianta Secco. O Presidente afirma que a projeo desse ano deve ser alterada principalmente por que a Cmara receber investimento de um elevador para dar acessibilidade a suas sede.
Comparativo
No ano de 2011 o Legislativo de Teresina, capital do Piau com 822 mil habitantes e 21 vereadores na poca, ganhou projeo na mdia por economizar R$ 1.760.600,15 no ano. Neste mesmo ano, a Cmara de Chopinzinho, cidade com 20 mil habitantes e nove vereadores, economizou R$ 1.736.654,38. Proporcionalmente, dadas as devidas propores de realidade e valores oramentrios em Chopinzinho foi economizado R$ 86,00 por habitante enquanto em Teresina so R$ 2,00 por habitante. Com a nova lei o municpio subiu de 21 para 29 cadeiras enquanto os chopinzinhenses continuam com nove vereadores. A cidade paranaense de Toledo com 122 mil habitantes e 11 vereadores (hoje so 19 cadeiras) economizou R$ 987.283,49 no ano de 2011, R$ 8,00 por habitante. Recentemente a Cmara de pato Branco anunciou uma economia de R$ 1milho de reais em seis meses. A economia percapta mais que o dobro.
Verba Livre
A maioria dos Poderes Legislativos brasileiros recebe a verba de seu direito constitucional, 6% do oramento do municpio e somente aps terminar o ano devolvem para o Executivo. Em Chopinzinho a forma privilegia utilizao deste dinheiro imediatamente pelo Executivo, visto que o Prefeito tem a verba em caixa livre, podendo dar o destino necessrio j na aprovao da Lei de Diretrizes Oramentrias. Assim a economia da Cmara transformada em obras, programas e projetos durante o ano para os cidados chopinzinhenses.