1º outubro é Dia do Vereador

01 de outubro de 2013
1 de outubro Dia do Vereador. Mais que comemorar e trocar saudaes tambm uma data para se refletir sobre o verdadeiro papel do vereador na sociedade, possuindo um papel importante no municpio. Ele o elo entre a populao e os demais poderes, Executivo e as vezes at o Judicirio. Reconhecido o espelho da comunidade e o ponto de referencia dos anseios populares, o vereador atual tem, na verdade, uma responsabilidade social muito grande, que vai bem alm da funo de fazer leis e fiscalizar os atos do Executivo. Por estar mais presente na comunidade, em contato direto com a populao, o vereador quem recebe diariamente toda a carga de reclamaes e de pedidos diversos. ele que tem que ouvir as crticas quase nunca elogios e, na medida do possvel (quase que por mera obrigao), atender o eleitor e/ou encaminhar a demanda aos rgos competentes. verdade que o cargo de vereador pode at dar certo status aos detentores, o convvio com personalidades e autoridades ilustres. Mas verdade tambm que o cargo exige certos sacrifcios. A ausncia do lar e da famlia muitas vezes em funo dos compromissos legislativos at mesmo em outras cidades ou estados, ou mesmo o distanciamento quase que dirio da famlia por causa das interminveis reunies, incontveis visitas e afazeres pertinentes ao mandato Neste Dia do Vereador, a mensagem que fica que deve haver mesmo entrega e doao, pois a causa nobre e a sociedade merece ter a reciprocidade da confiana depositada. A resposta que cada vereador pode e deve dar - o trabalho, a dedicao e a interveno sistemtica junto aos rgos competentes, no sentido de que as suas aes possam resultar na melhoria da qualidade de vida dos cidados, para o bem de toda a coletividade. "Ser vereador, ter conscincia das necessidades do povo que lhe conferiu a misso de bem represent-lo". Homenagem dos servidores do Poder Legislativo aos Vereadores de Chopinzinho.