Outubro Rosa traz mais informação à sociedade feminina

15 de outubro de 2013
Na noite de tera-feira, 15, autoridades municipais chopinzinhenses demonstraram que a sociedade feminina ainda necessita de mais suporte, informao e coragem para enfrentar os problemas vividos por grande parte das mulheres que sofrem com problemas de sade e violncia. A Juza Daniela Maria Kruger, a representante da Secretaria da Mulher Neide Gasparetto Pasquali e o Secretrio de Sade Ivoliciano Leonarchik realizaram uma mesa redonda com os vereadores onde puderam expor dados, tirar dvidas e principalmente demonstrar a sociedade como o Outubro Rosa contribuiu para que mulheres tenham mais atitude na sociedade. O evento foi uma iniciativa do Vereador Marcos Monteiro e teve apoio de todos os colegas, Essa noite especial para ns para demonstrarmos que a sociedade feminina pode contar com a Cmara, juntos com o Executivo e Judicirio incentivamos viabilizando programas e projetos que ajudam a todas as mulheres chopinzinhenses, destacou o Presidente Amarildo Secco. A Juza Daniela destacou em sua fala a importncia da Lei Maria da Penha para a punio nos casos de violncia, dando mais proteo as mulheres. Mesmo com uma evoluo, com uma mulher mais preparada ainda necessrio que tenhamos uma maior qualificao de toda a sociedade feminina, disse a Juza Daniela. J Neide Pasquali lembrou que a Secretaria da Mulher trabalha diariamente para que a mulher tenha crescimento social, cultural, econmico e principalmente de qualidade de vida. Ela elencou diversos projetos realizados pela Secretaria da Mulher em Chopinzinho, entre elas: Mulher Cidad e Me Chopinzinhense. J o Secretrio de Sade Ivoliciano demonstrou nmeros do Ministrio da Sade como o que desde 2008 houve apenas seis casos de Cncer de Mama em Chopinzinho. Esses nmeros reduzidos resultado de diagnsticos e de preveno. Nossa Secretria busca sim a cura, mas sempre em nossa poltica est o investimento firme na preveno. J estamos chegando perto dos 27% do oramento investidos em sade, acima do que a Lei exige. Grande parte dessas verbas destinadas a programas que melhoram especificamente a sade das mulheres de nossa comunidade, disse Ivoliciano. Aps as apresentaes os vereadores e os presentes puderam interagir com os debatedores. A Cmara de Chopinzinho tem atuado firmemente para estar junto com a sociedade, envolvida em seus problemas e principalmente, concentrada em buscar solues que possam contribuir para que Chopinzinho se transforme em uma cidade melhor.