Câmara denuncia problemas de energia ao Ministério Público

04 de dezembro de 2013
Uma srie de problemas ocasionados pelas quedas e oscilao de energia geraram uma mobilizao que aconteceu na noite de tera-feira, 03, na Cmara Municipal de Chopinzinho. Dezenas de agricultores narraram as suas dificuldades e prejuzos contabilizados com o problema da falta de atendimento imediato pela Copel. Casos de moradores ficarem 26 horas sem energia, prejuzos constantes e at falta de qualidade no atendimento foram narrados pelos chopinzinhenses. Empresrios que perderam equipamentos, suinocultores que veem seus animais terem canibalismo pela falta de gua que no chega por no ter energia, avicultores que perderam dezenas de milhares de reais, na cultura leiteira imensurvel o nmero de vezes que produtores perderam centenas de litros de leite fora.

Todos esses casos esto documentados e sero formalizados para uma denncia ao Ministrio Pblico, explica a Procuradora da Cmara Rubia Storti. O encontro foi articulado pelo Vereador AmariLdo Secco que afirmou meu sentimento de que estamos cumprindo nosso dever de Legislador. Defendendo pessoas que precisam se unir para ter fora e buscar reivindicar uma injustia que est sendo cometida pela Copel em nossa cidade. So dezenas de casos, que acontecem a muito tempo, mas no havia uma unio das pessoas lesadas. Nosso objetivo no prejudicar ningum, somente que os chopinzinhenses tenham energia de qualidade, para pode trabalhar, disse Amarildo. Participaram ainda da Reunio o Presidente da Associao Comercial lvaro Scolaro e o vice-prefeito Rogrio Masetto que afirmou apoiar firmemente o ato, afinal, os consumidores chopinzinhenses merecem respeito pela Companhia de Energia do Paran. Tambm foram realizados contato com o Procon e

O Problema

Por diversos dias tem acontecido constantes quedas de energia em toda a cidade e interior. Alm das oscilaes que tem queimados diversos equipamentos da indstria e comrcio da cidade. Na rural muitas redes so da poca do click rural (Governador Jos Richa), construdas na poca para receberem quatro bicos de luz e uma geladeira, ou seja, com o padro atual em todas as propriedades h oscilao de energia. Com a oscilao motores utilizados pelos agricultores diminuem a vida til e at em alguns casos queimam imediatamente.

Outros dois problemas chamaram a ateno: A maioria das pessoas reclamam da forma de atendimento da Central da Copel. Alm de problemas de informaes e clareza, ainda as pessoas afirmam que aps as 18h00 no h mais atendimento. E se voc abriu uma chamada e no foi atendido no dia, necessrio ligar novamente no outro para reativar a chamada.

Quando um dos agricultores afirmou que a Copel tem somente um caminho para fazer reparos em diversos municpios da microrregio, um representante da Copel que estava no local, somente para ouvir a reunio, balanou a cabea concordando que tambm h problemas de falta de equipamento para a manuteno da rede na cidade.

Casos

O Sr. Mario Horst Linha Vitria produtor de leite: no ms de outubro, somente com uma queda de energia, at 30 horas sem energia, teve um prejuzo de aproximadamente R$ 13.000,00 (treze mil reais); animais com mastite por falta de ordenha; uso de medicamentos para sanar a doena. Aps essa queda houve mais duas. Prejuzo triplicado.

Valdemir Fortuna Capitel Santo Antonio produtor de leite: queda de energia, no conseguiu ordenhar, prejuzo de aproximadamente R$ 1.800,00 (um mil e oitocentos reais).

Roberto De March Linha Grezzana produtor de leite: faltou luz s 19,30 e voltou s 22h; ele tem 40 vacas para ordenhar; tem gerador prprio; porm essa falta de energia atingiu a todos os produtores de So Luiz, Km 6 e Linha Grezzana.

Rudinei Leite Estrela Gacha produtor de leite: num domingo faltou energia, teve que jogar todo o leite fora; em outro dia no pode fazer a ordenha de manh; no incio da tarde voltou a energia, ele comeou a ordenhar; quando estava na metade da ordenha, houve corte de energia para reparos na rede; o prejuzo imenso, mais de 26 horas sem energia.

Edmir Frizon Linha Vieira produtor de aves: numa queda, 13 horas sem energia; em outra queda, 23 horas sem energia: motivo: Copel derrubou uma rvore em cima da rede; morreu mais de 1.200 frangos que estavam em fase de entrega. Sr. Massimino Mussato Santa Cruz produtor de aves: em cada queda de energia as aves ficam sem comer; morrem pelo excesso de calor; prejuzo em torno de R$ 2.000,00 (dois mil reais) por lote.

Valton Derlan Invernadinha produtor de sunos: faltou luz numa 5 feira, s 18 horas e voltou somente s 17 horas do outro dia 6 feira. Sr. Paulo Edson Soares Linha Nossa Senhora das Graas produtor de sunos: falta de energia mais de 16 horas, no dia 11 de novembro: teve quatro (4) motores queimados; sunos sem gua; canibalismo: os animais comeam se morder entre si; caracteriza maus tratos animais.

Cassiano Enderle comerciante na cidade Empresa Panificadora Doce Doc: das 17,30 h at 23 horas sem energia: mais de 200 kg de po congelado posto no lixo; queima de aparelhos, mais de uma semana sem sistema; queimou 3 motores; mais prejuzo em todos os congelados; prejuzo enorme.

A Cmara de Vereadores est formalizando um documento para o Ministrio Pblico buscando que a Copel tome atitudes rpidas e emergenciais para que os chopinzinhenses possam ser ressarcidos das perdas e que o servio de energia na cidade tenha qualidade. Recentemente pela mdia impressa da cidade a Copel atravs de sua assessoria se pronunciou que os transtornos so mnimos e que no segundo semestre de 2014 dever ser construda uma nova subestao na cidade. Entretanto, os consumidores acreditam que a obra no ser suficiente para resolver os problemas nas redes da cidade.