Câmara busca reverter projeto de lei que regula exaustores em aviários

26 de fevereiro de 2014
A Cmara de Vereadores de Chopinzinho emitiu ofcio a todos os Deputados do Estado do Paran para que se posicionem contra o Projeto de Lei 02/2014 do Deputado Rasca Rodrigues do PV que prev normas para instalao de exaustores em avirios no Estado do Paran. O ofcio foi encaminhado aps a indicao do Vereador Amarildo Secco em conjunto com os colegas Jacir Salmria e Valmor teles Mendes receber apoio integral na Sesso realizada na tera-feira, dia 25. O Projeto de Lei quer proibir a instalao de exaustores nos avirios a uma distncia inferior a 100 metros de rodovias e estradas rurais. Ainda consta na lei o prazo de dois anos para adequao dos avirios existentes e ento multa aos irregulares. O embasamento do Deputado que os gases txicos das matrias orgnicas (fezes dos animais) podem causar tosses, dificuldades respiratrias, edema pulmonar e formao de catarro. Entre os gases, a principal preocupao a amnia que corrosiva na presena de umidade, inflamvel e incolor, alm de um odor irritante. A representante do Partido Verde de Chopinzinho dina Accorsi entrou em contato com o Deputado Rasca Rodrigues ainda durante a sesso e segundo dina o Deputado est aberto a conversar com o setor avcola.
A Asmac que enviou correspondncia a Cmara atravs de seu Presidente Juarez Pompeu afirma que o setor tem importncia singular para a economia do Estado, sendo lder na exportao tanto em faturamento, quanto em volume, gerando milhares de empregos. Segundo a nota da Associao Municipal de Avicultores de Chopinzinho o autor deveria se preocupar com os milhares de trabalhadores que atuam nas granjas, gerando divisas para o Estado e Unio, dando apoio ao projeto de lei onde solicitado que o Estado participe com repasse aos avicultores material asfltico para as granjas diminuindo a amnia e melhorando a sanidade em todo o Estado.
Os vereadores Amarildo Secco, Valmor Teles Mendes e Jacir Salmria se pronunciaram e destacaram a importncia da ao para que os avicultores no tenham que mudar seus avirios ou o municpio mudar as estradas de lugar se um projeto desse for aprovado pela Assembleia Legislativa.